Turma de Terapia Ocupacional em Saúde Mental da Unifesp debate a Reabilitação Psicossocial
Hoje a turma 10 de Terapia Ocupacional da Unifesp, Campus Baixada Santista, debateu as dimensões da Reabilitação Psicossocial como eixos organizadores para a prática profissional no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial.
Com expressivo domínio da temática, o debate abrangeu a interface entre loucura e pobreza; os extremos da institucionalização no manicômio e a céu aberto; a superação do trabalho terapêutico; a problematização da divisão social do trabalho no contexto de perdas dos direitos trabalhistas; a construção da subjetividade a partir das trocas sociais; o suporte às famílias.
Emocionante acompanhar o crescimento do grupo e seu engajamento em práticas emancipatórias e cidadãs!!!
Bora compartilhar com toda a RedeHumanizaSUS as estratégias de formação de quadros para nosso Sistema Único de Saúde e para a Política Nacional de Saúde Mental.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Luciana,
Achei o debate importante e gostaria de saber como ele foi organizado. Os seis temas citados foram trabalhados todos de uma só vez? Ou seja, num único dia, ou fazem parte de um ementário para serem trabalhados ao longo do curso? Como assistente social que sou, e trabalhamos muito com as famílias, me interessei pelo tema do “suporte às famílias”. Que tipo de suporte vocês ofertam às famílias?
Grata pela publicação, e continuem compartilhando aqui na rede as atividades/metodologia do curso para uma formação profissional mais qualificada para atuação no SUS, o que pode servir de inspiração para outros cursos!
AbraSUS!
Emília