A Secretaria de Estado da Bahia (SES/BA) aderiu ao Projeto AcolheSUS da Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (CGPNH/SAS/MS). A CGPNH tem este projeto como prioritário para a área, pois o mesmo propõe a Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS com base na Política Nacional de Humanização. Engloba um conjunto de ações, que visa à qualificação do modelo de gestão e atenção dos serviços e garantia do acesso ao usuário com qualidade e resolutividade.
A SES/BA fez a indicação para participação no projeto o Hospital Geral do Estado, e para composição do Grupo Executivo Estadual (GEE), a Coordenação Estadual de Humanização e demais técnicos de setores estratégicos da SES/BA, que terá as seguintes atribuições: gerir o processo e elaborar conjuntamente com a CGPNH/SAS/MS Plano de Trabalho para apoiar e assessorar os serviços e região de saúde na implantação/implementação do projeto; Articular com gestores do SUS local em cada fase do projeto; Apoiar a viabilidade e sustentabilidade do projeto; Monitorar e avaliar o processo de implantação/implementação das ações, de acordo com os indicadores pactuados nos planos de trabalho com a CGPNH/SAS/MS; e Monitorar e avaliar o processo de implantação/implementação das ações, de acordo com os indicadores pactuados no Plano de trabalho local.
Em reunião dia 26/10/2017, o GEE identifica os passos a seguir para execução do projeto e composição do Grupo Executivo Local (GEL). Em 06/12/2017, reunião com o Gestor da Unidade Hospitalar para pactuação da composição do GEL, que tem também a participação de Apoiadoras da Humanização. O GEL tem como atribuições gerir o processo de implantação/implementação do projeto no serviço, em RAS, além de monitorar e avaliar, considerando os indicadores comuns e específicos pactuados.
O que a CGPNH quer ver acontecer? Os Princípios do SUS garantidos no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Tendo como resultados: Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; Garantia dos direitos dos usuários; Valorização do trabalho na saúde; e Gestão participativa nos serviços.
A CGPNH/SAS/MS e a SES/BA na construção de uma atenção mais humanizada!!!!