Chamada de artigos sobre humanização
14 votos
O Boletim da Saúde está com chamada de artigos sobre humanização, restrita a autores de fora do Rio Grande do Sul. Esta é uma publicação semestral da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, editada sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública, que visa à difusão do conhecimento em saúde pública e saúde coletiva.
O objetivo é colher experiências relativas a Política Nacional de Humanização produzidas por pesquisadores e trabalhadores fora do Estado Rio Grande do Sul. Os artigos originais devem ser enviados até o dia 05 de julho, através do e-mail: [email protected].
Mais informações:
Equipe de Humanização PNH/RS e Comissão Editorial
(51) 3901 1468
Por Patrícia Genro Robinson
NSTRUÇÕES AOS AUTORES
Objetivos
O Boletim da Saúde tem como objetivo divulgar a produção técnica e científica e promover a disseminação de experiências para a formação do conhecimento necessário para apoiar os processos de mudança e construção de novas práticas em saúde.
A revista aceita trabalhos para as seguintes seções:
Artigos originais;
Revisão de literatura;
Estudo de caso;
Ensaios e reflexões;
Memórias e histórias da saúde pública;
Resenhas.
Envio do artigo
Os trabalhos devem ser enviados apenas por endereço eletrônico: [email protected]
Endereço institucional:
Centro de Informação e Documentação em Saúde
Rua Nelson Duarte Brochado, n°09 – Bairro Partenon
Porto Alegre – RS – Brasil
CEP 90.610-090
Fone: (51) 3901-1505 ou 3901-1498
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
O BS publica somente artigos inéditos, e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente, com exceção da seção Memórias e Histórias da Saúde Pública que poderá republicar artigos de interesse. Os artigos publicados serão de propriedade da revista BS, ficando proibida a reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônica sem a prévia autorização da revista.
As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências e citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Serão aceitos trabalhos em português e espanhol.
Seleção dos trabalhos
Os trabalhos recebidos para publicação no “Boletim da Saúde” serão encaminhados para o Conselho Editorial para uma pré-seleção e, se aprovados, serão repassados para dois avaliadores, cujos nomes serão mantidos em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro avaliador, para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Conselho Editorial.
Políticas de publicação
A revista reserva-se o direito de sugerir mudanças no texto, visando a manter o nível da publicação, respeitando o estilo dos autores. A revista manterá a guarda dos originais durante o período de 12 meses.
Ética em pesquisa
Quando o artigo for resultado de pesquisa em seres humanos, deve ser acompanhado de comprovação de que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo respectivo Comitê de Ética em Pesquisa, nos termos da Resolução CNS nº 196/96.
Orientações Gerais para Apresentação dos Originais
Os trabalhos devem ser enviados no editor de textos Word for Windows, com espaçamento de 1,5 entre linhas, margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2 cm, fonte Arial 12, com, no máximo, 15 páginas.
Recomenda-se que os trabalhos tenham a seguinte estrutura:
folha de rosto – contendo título do trabalho, nome completo dos autores, titulação, instituição a que pertencem, endereço completo para correspondência;
título – (em negrito e em letras maiúsculas) conciso e informativo na língua do texto e em inglês;
autoria – (centralizada, abaixo do título) nome completo de cada um dos autores, titulação mais importante de cada autor, instituição à qual está vinculado e endereço eletrônico;
resumo e abstract – informativo, com extensão de até 250 palavras. Devem ser evitadas abreviaturas no título e no resumo;
palavras-chave e key words – indicar até 4 descritores, que são termos ou expressões indicativas do conteúdo do trabalho. Utilizar termos integrantes da lista publicada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, disponível no endereço eletrônico: https://decs.bvs.br/.
texto – os textos, em geral, são divididos em seções com os títulos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, às vezes sendo necessária a inclusão de subtítulos em algumas seções. Os títulos e subtítulos das seções não devem ter numeração progressiva.
notas de rodapé e anexos – só serão aceitos se forem imprescindíveis para a qualidade e entendimento do artigo.
tabelas – as tabelas e os quadros devem ser confeccionados no mesmo programa utilizado na confecção do artigo (Word).
material ilustrativo – deve ser de, no máximo, cinco por artigo, exceto quando houver negociação prévia entre editor e autor(es).
agradecimentos – quando existirem, devem ser colocados antes das referências bibliográficas.
referências – devem aparecer listadas em ordem alfabética para facilitar a citação do trabalho. A exatidão das mesmas é de responsabilidade do(s) autor(es).
Os trabalhos devem seguir as normas abaixo:
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 6023, NBR 10520.
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Normas de apresentação tabular.
Exemplos de referências:
Livros
MINAYO, M. C.; MIRANDA, A. C. (Org.). Saúde e ambiente sustentável: estreitando nós. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. 343 p.
AVERY, G. B.; FLETCHER, M. A.; MACDONALD, M. G. Neonatologia: fisiopatologia e tratamento do recém-nascido. 4. ed. Porto Alegre: MEDSI, 1999. 1492 p.
FREITAS, F. et al.; Rotinas em obstetrícia. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 424 p.
Capítulos de livros
LIMA, Maristela Correa Rodrigues de (Org.). Mortalidade neonatal: um estudo exploratório. In: LIMA, Maristela Correa de; ARMANI, Teresa Borgert (Org.). Estudo em saúde pública: aspectos do cotidiano. Porto Alegre: DaCasa, 1996. p. 110-133.
Artigos de revistas
COSTA, S. I. F.; DINIZ, D. Mídia, clonagem e bioética. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 155-162, jan./mar. 2000.
Teses
MENEGHEL, Stela Nazareth. Família em pedaços: um estudo sobre a violência doméstica e agressividade na adolescência. 1996. 122 f. Tese (Doutorado em Clínica Médica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
Eventos
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2., 1996, Porto Alegre. Relatório. Porto alegre: SSMA, 1996. 56 p.
BRAYNER, A. R.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetivos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.
Documentos eletrônicos
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 399/GM de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o pacto pela saúde 2006 – consolidação do SUS e aprova as Diretrizes operacionais do referido pacto. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 fev. 2006. Disponível em:
< https://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-399.htm>. Acesso em: 08/05/2008.