Medicamentos com derivados terpênicos, como o Vick Vaporub®, podem causar sérios efeitos colaterais
A pomada Vick Vaporub® é apresentada para ser aplicada no peito ou no pescoço, ou misturada com água em inalação. Contém derivados terpênicos concentrados que expõem a toxicidade neurológica, incluindo convulsões.
Um centro de farmacovigilância francês notificou 21 reações adversas com esta pomada, incluindo 12 graves. São, sobretudo, reações alérgicas e convulsões. Em 5 casos, a utilização não estava em conformidade com as modalidades de utilização oficiais.
Um artigo da Prescrire Algérie relata a circulação de várias “receitas” que circulam na internet, sobre a aplicação de pomada Vicks Vaporub®, em grande quantidade, como um medicamento que “seria natural” e dotado de muitas virtudes em diversas situações, tais como: acne e pontos negros, secura vaginal, repelir mosquitos, dores diversas.
As “receitas” sobre o possível uso deste medicamento também circulam para o público brasileiro, não somente na internet, mas de boca em boca, outro modo de disseminar informações. São diversas as formas relatadas de uso e sem nenhuma confiabilidade, basta fazer uma pesquisa simples em qualquer buscador de internet e encontrará as fórmulas mais estranhas e eficazes para uma reação adversa.
Sempre é bom recordar que os medicamentos vendidos sem receita também possuem risco associado. Devem sempre ser utilizados de forma orientada por um profissional da saúde.