Projeto AcolheSUS: Espaço de Reflexão que proporciona amadurecimento institucional para o AMBESP
O colegiado do Projeto AcolheSUS após terminada a fase da análise situacional do campo de atuação tem se voltado a elaboração e qualificação do plano de trabalho com melhorias para o ambulatório de especialidades do HGP.
Nos meses de junho a agosto de 2018 foram trabalhadas metodologias para a essa elaboração e a qualificação, definição de governança, cronograma e responsáveis pelas atividades de melhorias. Neste período foram realizadas duas oficinas, uma videoconferência e a reunião do colegiado do ambulatório.
A oficina realizada em Julho nos trouxe a experimentação sobre elementos de um plano de trabalho, a importância e a necessidade de monitoramento e avaliação da implementação de melhorias, a fim de avaliar os resultados alcançados. No mês de agosto foram discutidos temas relacionados a indicadores e metas para avaliação dos resultados esperados para a implementação do projeto.
Desde as atividades de priorização de problemas até a elaboração desse plano de trabalho caminhamos um longo percurso de reflexão sobre as nossas práticas até que pudéssemos transcender os problemas e visualizarmos as melhorias e nesse processo muito do que foi pensado saiu do papel para fazer parte da prática diária e da experimentação de novos modos de fazer, como por exemplo, a diminuição da fila e a alteração dos processos de marcação dos retornos e egressos.
Tem sido uma construção de forma participativa propiciada, a partir do apoio técnico dos consultores do Ministério da Saúde e dos membros do GEE e GEL exercendo a cogestão, por meio do colegiado AcolheSUS e que tem proporcionado a criação e fortalecimento da iniciativa de cogestão na instituição. As oficinas de trabalho que oportunizam a reflexão crítica e a construção de propostas baseadas em boas práticas e compartilhamento de experiências e nas atividades ditas de dispersão do grupo, após as oficinas, podemos trazer a reflexão para a equipe, seja no colegiado do AMBESP, ou outras instâncias, como as reuniões dos outros projetos que estão ocorrendo no HGP.
Nas videoconferências podemos tirar dúvidas partilhar ideias e receber apoio de áreas técnicas do Ministério da Saúde, como a regulação, a equipe do SISREG, além da própria CGPNH. Tudo isso tem proporcionado um crescimento e amadurecimento importante do grupo. Criando uma identidade que deixa de ser do AcolheSUS e passa a ser do AMBESP/ HGP/ Regional de Saúde de Palmas tornando se um espaço representativo dentro dessa região de saúde.