Humanismo Caboclo encerra curso com o I Festival Cultural na comunidade Palmeira dos Soares
Foto retirada do Projeto Humanismo Caboclo
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) entre os anos de 2010 e 2012 implantou o Projeto de extensão “Humanismo Caboclo” para jovens do campo na grande microrregião de Pedro II, que envolve os municípios: Lagoa de São Francisco, Piripiri, Sigefredo Pacheco, Pedro II e Juazeiro.
O Projeto encerrará o Curso de Comunicação Comunitária que vem desenvolvendo na microrregião referida, com a realização do I Festival Cultural na Comunidade Palmeiras dos Soares.
O curso vem sendo ofertado desde o primeiro semestre para jovens e membros da associação de moradores da localidade, bem como participantes da rádio comunitária da região, a Palmeira FM, e tem como objetivo “promover um olhar sobre a comunicação e despertar os participantes para as mudanças da realidade e valorização do trabalho comunitário. O quarto módulo aconteceu no sábado (17) com o intuito de planejar um evento de encerramento das atividades, o que deu origem ao Festival.
“No festival, a comunidade poderá apresentar os saberes adquiridos durante o curso e abordar suas potencialidades culturais, econômicas, organizativas e de comunicação. A ideia é expor comidas típicas feitas pelas mulheres, declamação das obras de poetas locais, radionovela desenvolvida pelos jovens, além de atrações de comunidades vizinhas como grupos musicais e de danças indígenas.”
O evento acontecerá no dia 15 de dezembro, e tem como propósito a interação de todos no sentido de “promover uma comunicação que traga mudança social e valorização do que é local”, disse Valdiná Barros, presidente da associação de moradores da comunidade Palmeira dos Soares.
Fonte: Página do Humanismo Caboclo no facebook
Por ioli piauilino
Território dos Cocais em movimento! Povo valente, esse.