É muito provável que você já tenha escutado algo relacionado a campanha do outubro rosa, realizada anualmente para chamar a atenção das mulheres, tanto para prevenção quanto para o diagnóstico e tratamento da doença. A tarefa não é exclusiva do nosso país e ocorre no mundo todo – no Brasil as primeiras aparições são do ano de 2002.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, convergindo para 29% de novos casos por ano. Só para este ano de 2018, a expectativa de incidência foi de aproximadamente 59 mil ocorrências. Não obstante, o tumor maligno do colo do útero, segue o curso como o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte de mulher no Brasil.
Destacada a importância dessa conscientização, aqui em nosso município de Presidente Prudente/SP, realizamos com sucesso a campanha. No dia, a população feminina pertencente à ESF PRIMAVERA compareceu em peso para os cuidados relacionados a ação.
Como um dos pilares da campanha, deve ser realizado o exame conhecido como Papanicolau, procedimento praticado para coletar células do colo uterino, com o intuito de impedir o desenvolvimento da doença. Dessa forma é possível detectar e tratar as lesões cancerosas e/ou pré-cancerosas através da análise microscópica do que foi coletado e prevenir condições pré-malignas.
Conforme orientação do Ministério da saúde, o exame Papanicolau deve ser realizado anualmente, priorizando as mulheres compreendidas na faixa etária entre 25 e 64 anos e o teste de HPV pode ser feito na mesma amostra de células coletadas.
Por MARCEL FARIAS DOS SANTOS
Parabens Francisco por compartilhar suas experiencias da faculdade conosco!