Queridos Humanizeiros,
No mundo da web a gente escreve muito, mas, cada vez mais, a gente pode simplesmente falar, diretamente. Para começar a ouvir e ver a animação abaixo, é só clicar no botãozinho, no canto inferior direito do quadro abaixo…
Esta animação foi criada por Glauco Paiva e faz parte da Mostra Interativa HumanizaSUS – "O SUS que dá certo" (veja o link para a Mostra, aqui ao lado, na coluna esquerda de menus da RHS).
Baseia-se num exemplo que costumo utilizar em aulas, que, por sua vez, se baseia na experiência real de acolhimento e organização do trabalho no Centro de Saúde Escola do Butantã (FMUSP).
Se você quiser ver essa animação em tela cheia, clique abaixo:
Obs.: Este exemplo foi recentemente comentado em outro post da RHS pela nossa companheira Maria Luiza Carrilho Sardenberg, numa leitura "ízica" e, como sempre, enriquecida: Saúde: Arte do Encontro entre Humanos
Tags
acolhimentoRedes12 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por Angela Vaz7
Maria Luiza
Gostei da palavra que fez jus….sanitaristas estamos precisamos de tê-los esse profissional que andam tão sumidos e valorizá-los mais,estamos vendo cada vez mais plantonistas nada contra….
Um forte abraço.
Excelente vídeo!
Por um momento até demorei pra reconhecer a voz!
E é um caso tão cotidiano nas nossas UBSs Brasil a fora não é? Um ótimo exemplo.
Muito bacana este vídeo sobre o acolhimento na ABS, e merece ser revisitado. Pretendemos exibi-lo amanhã no curso de qualificação dos gestores do SUS.
Emília
Por danimatielo
Boa lembrança, Ricardo!
Colegas
Muito massa a iniciativa, a titulo de colaboração sugiro a inclusão de legendas para auxiliar na acessibilidade.
Percebi também no primeiro frame que existem umas palavras "texto texto texto" abaixo do ACOLHIMENTO.
Sou muito fã dessas estratégias de comunicação em saúde!
A animação ficou muito legal.
Abraços
Por Ricardo Teixeira
De fato, esta não é a versão finalíssima (daí o "texto texto texto" que você notou), mas era a que eu tinha comigo. Na verdade, esse material foi produzido para a Mostra HumanizaSUS que circulou o Brasil em 2008-2009 (e da qual ainda há o registro aqui na nossa Rede: https://redehumanizasus.net/node/1628) e não sei quem teria a versão final, que era exibida num monitor na Mostra.
Mas o essencial do "caso de acolhimento" está aí e o postei aqui, atendendo a pedidos de muita gente que queria ter o material disponível para apresentações diversas.
O projeto inicial era mais ambicioso: era para ser um "game" de acolhimento. Mas não tivemos fôlego, então, para desenvolver algo assim…
Como você vê, além de "cantor" de música tecno, eu também já fui quase personagem de videogame… rsrsrsrs
Abração,
Ricardo
Nosso coordenador da RHS é modesto demais prá se lembrar de todas as suas outras competências.
Iza
Por Mari Mari
Muito didático,
Não encontrei o link para fazer o download, gostaria muito de baixá-lo!
Por Ricardo Teixeira
Atendendo ao seu pedido, acabo de anexar o arquivo ao post, para facilitar o download.
É um arquivo "shockwave" (extensão swf), o que quer dizer que você pode abri-lo com um navegador de internet (Internet Explorer, Chrome, Firefox etc.).
Faça bom uso e não deixe de indicar a fonte: Política Nacional de Humanização.
Abs,
Ricardo
Por Helena Caldas
Didático e tradutor das realidades do cotidiano.
O trabalho na rede básica de atenção em saúde, estão em constantes movimentos interativos. Pessoas que chegam simplesmente solicitando consultas médicas e por trás desta solicitação estão frequentemente, um mundo de situações problemas, com víés no cotidiano sócio-familiar. Por meio, dos espaços intersetoriais, são ofertadas possibilidades para encaminhamento e solução dos problemas e isso vem retratando o avanço do atendimento no SUS em algumas UBS. Por isso,a cada dia é preciso mais profissionais preparados para o contexto das intervenções multidisciplinares, preparando-se para a escuta da pessoa que procura a rede, com conhecimentos de redes de serviços públicos e conveniados para ser porta de acesso aos cidadãos, atendendo-os no princípio da integralidade como ser humano. Este vídeo é muito útil para equipes multidisciplinares refletirem como estão produzindo o seu cotidiano de trabalho para dizer mais sim do que não. Vou usar este vídeo com a roda de conversa da nossa equipe de trabalho.
Realmente a porta de entrada é muito importante.
se os profissionais de saúde conseguissem mensurar a importância de seu papel na recepção com a primeira escuta e que esta deve ser extremamente qualificada, na reorganização dos serviços diminuiriam as consultas diretas aos especialistas, ampliando o atendimento de enfermagem, que tem prerrogativa para vários procedimentos e encaminhamentos.
Ressalto a questão da saúde mental, porque acredito que este atendimento deve ter espaço sim, dentro da atenção básica, quando se tem diagnóstico precoce de acometimento na saúde mental. é um espaço onde pode-se trabalhar a psicoterapia, terapia ocupacional, que em muitos casos ajudam na recuperação do quadro psíquico da pessoa. Sem contar que a equipe está no território, tendo mais condições de acompanhar, monitorar o caso com a equipe de saúde.
Enfim, só uma opinião diante da realidade que vivencio na saúde mental depois de 10 anos na atenção básica, a paixão da minha vida. rsrsr
gde abraço a todos.
Regiane f. Leite – A.Social
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Muito bom esse vídeo e o apresentador é bem parecido com um médico sanitarista que conhecemos e admiramos.
Aliás, ele comenta no início do post que hoje podemos "falar diretamente" com imagens animadas.
Fazendo isto, mostra um modo ACOLHEDOR de novas relações com os usuários de redes sociais, mais "ligados" em imagens que textos.
Amamos as palavras, mas sabemos que hoje, mais do que nunca, por todos os imperativos deste tempo da ultravelocidade, "uma imagem ‘vale’ mais que mil palavras".
Valeu, Ricardo!
beijos ízicos