GRUPO ONCO +VIDA DO HOSPITAL REGIONAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE REALIZA MAIS UM ENCONTRO
O Grupo de Apoio Onco +Vida do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé tem o objetivo de integrar e tirar dúvidas dos pacientes que estão em tratamento quimioterápico. Nesta segunda-feira, 28, o segundo encontro foi realizado.
Reunidos no Setor de Quimioterapia do Hospital, o grupo contou com repasse de informações da equipe multiprofissional. “Os profissionais de nutrição, psicologia, assistência social e fisioterapia trouxeram dicas sobre alimentação, atividades físicas e bem-estar”, destaca a enfermeira do setor de quimioterapia, Marciane Tessaro.
Para a paciente Lucena Sehn Lottermann, de Iporã do Oeste, o grupo ajuda a saber como agir em diversas situações. “É tudo novo para mim e às vezes a gente não sabe o que fazer. Trocar experiências e perguntar sobre o que não sabemos é muito bom”, afirma a paciente de 51 anos que está em tratamento para câncer de mama.
Este é o segundo encontro do Grupo que iniciou as atividades em dezembro de 2018. O serviço de oncologia iniciou em agosto do ano passado, e já tem 45 pacientes realizando o tratamento de quimioterapia.
Por Sérgio Aragaki
Parabéns pelo trabalho. Mas que seja muito mais do que um lugar de repasse de informações. Que possa ser um local efetivo de acolhimento àquilo que as pessoas têm a compartilhar (palavras, sentimentos, sonhos, dúvidas, angústias, esperanças). Em geral, infelizmente e totalmente contrário ao que o SUS propõe, muitos serviços de saúde utilizam momentos que poderiam ser potentes apenas para repassar informações. E poderiam ser muito mais: para a criação e fortalecimento de vínculos e exercício da clínica ampliada, promover a inclusão dos usuários e usuárias na condução do cuidado também. Criar e desenvolver os Projetos Terapêuticos Singulares. E isso não se faz se não abrimos espaço para o diálogo. Diálogo se faz tal como a foto sugere: em roda (ou seja, não se faz por meio de palestras).