Hospital Getúlio Vargas discute visita aberta e direito a acompanhante
12 votos
O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Getúlio Vargas reuniu-se hoje(15) para discutir a visita aberta e direito a acompanhante, uma proposta da Política Nacional de Humanização. Na ocasião ficou decidido que por enquanto o HGV não tem condições estruturais e financeiras de implantar a visita aberta, mas houve uma decisão de flexibilização da visita e direito a acompanhante, com acompanhamento caso a caso pelo serviço social e ampliação da visita, com início às 14 horas e término às 17 horas.
O HGV tem evoluído gradativamente na implantação dos dispositivos da PNH, principalmente nos que se refere à diretriz do Acolhimento, com implantação da visita aberta para pacientes terminais e disponibilização de dois boletins médicos para os familiares de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva-UTI. Outro passo importante foi a colocação de banners com os direitos e deveres dos usuários para melhorar o fluxo de informação dentro do hospital.
Por Shirley Monteiro
Fátima,
Trabalho também em um Hospital, o Giselda Trigueiro em Natal. Lá foi implantada a Gestão Participativa, e vários dispositivos e diretrizes da PNH. Com relação à Visita aberta, por limitações físicas e estruturais também não foi completamente adotada ainda, mas a equipe do SERVIÇO SOCIAL lá também estuda caso a caso, com certas flexibilidades inovadoras.
Achei muito interessante quando voce coloca a emissão de dois boletins medicos por dia, para os familiares de pacientes mais graves na UTI, com certeza esta é uma forma de acolher a angústia e a ansiedade que passam os familiares nestas condições, além de uma escuta de Psicologos , pois a falta de notícias e o desconhecimento sempre se torna mais ansiogênica nestas horas.
Com relação a Carta de Direitos dos Usuários, também a anexamos em quadros de AVISOS de vários setores do Hospital, priorizando a visão destes, bem como dos profissionais. Mas não temos os deveres nesta divulgação.
Voce se importaria de compartilhar conosco, como ficaram estes banners com os Direitos e Deveres ? Era nossa ideia inicial que assim fosse. Aguardo.
Querendo mandar por email, escreva para :
[email protected]; ou
[email protected]
Obrigada !
Shirley Monteiro.
Equipe de cuidadores da RHS.