Secretaria de Saúde lança projeto Ser Mãe Itapemense

12 votos

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, entregou bolsas e kits para gestantes da rede municipal de saúde. O encontro aconteceu na sexta-feira (30), no auditório do Paço Municipal, e contou com a presença do prefeito Sabino Bussanello, do secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, coordenadores do Núcleo de Atenção Básica e do líder do Governo na Câmara, o vereador Luiz Carlos Vieira, autor da Lei que resultou na ação. A entrega das bolsas teve como objetivo marcar o início do projeto “Ser Mãe Itapemense” no município, que contemplará gestantes com uma bolsa e um kit de produtos para o cuidado do bebê. As gestantes receberam ainda orientações sobre aleitamento materno e cuidados com a higiene e alimentação do bebê.

As gestantes que completarem seis consultas pré-natais, conforme recomenda o Ministério da Saúde, poderão retirar o material em sua Unidade Básica de Saúde. Dentro da bolsa, além de produtos como álcool, pomada, cotonetes e termômetro, há também um diário do bebê, com dicas úteis às mães, calendário de vacinas e outros registros para marcar o crescimento da criança.

Segundo o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações para reduzir o índice de mortalidade infantil e possibilitar o acesso a um pré-natal de qualidade no município. “A bolsa é um símbolo de cuidado que visa a orientar e incentivar a atenção com o recém-nascido e reflete a preocupação desta gestão com a assistência às mães durante o período de gestacional”, explica.

Pré-natal em Itapema

Todas as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município terão direito a:
– O cartão da gestante com a identificação preenchida e orientação sobre o mesmo;
– O calendário de vacinas e suas orientações;
– A solicitação dos exames de rotina;
– As orientações sobre a sua participação nas atividades educativas – reuniões em grupo e visitas domiciliares;
– O agendamento da consulta médica para pesquisa de fatores de risco.
– Medicamentos se necessários.
– No mínimo seis consultas de pré-natal.