O Curso semipresencial de Apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema único de Saúde (SUS) turma I teve seu início no dia 24 de abril com a participação de 24 profissionais da saúde de diversos municípios do estado de Alagoas. O curso tem como objetivo instrumentalizar trabalhadores e gestores da saúde, com vista a promover uma modificação das formas tradicionais de organização dos serviços, dos processos e das relações de trabalho em saúde, introduzindo inovações nas práticas gerenciais e de saúde com base na Política Nacional de Humanização. Eu tenho a mais grata satisfação de fazer parte do curso como tutora dessa turma.
Por Emilia Alves de Sousa
Muito bacana o compromisso do estado de Alagoas com a qualificação dos profissionais para o apoio das ações de humanização da saúde.
Temos recebido, através do formulário de contato da RHS, pedidos de trabalhadores e gestores, de diversos estados, sobre indicação de apoio para a implantação de ações de humanização nos territórios, e temos uma certa dificuldade de atender esses pedidos pela falta de apoiadores nos Estados para o referenciamento, o que não acontece quando se trata de Alagoas.
Parabéns ao coletivo de saúde de Alagoas por esse importante compromisso com a humanização na atenção à saúde!
AbraSUS
Emília