Humanização em Rede

10 votos

Humanização em Rede

Em parceria com a Clínica Escola de Psicologia – FAAO, o Departamento de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde-SESACRE, realizou no dia 08 de maio de 2019, uma Roda de Conversa com os acadêmicos do 3º, 4º e 5º período de psicologia com o tema “Os desafios da saúde pública em Rio Branco-Ac”. Os assuntos introdutórios priorizados pelos os acadêmicos, surgiram pelas grandes necessidades urgentes de intervenção nas portas de entradas das unidades de saúde da média e alta complexidade.

Acolhimento, Classificação de Risco, Educação e Saúde, Escuta Qualificada e Cuidar do Cuidador promoveu o erguimento do debate diante das grandes síndromes que fragiliza socialmente as relações interpessoais, causando assim, o estrangulamento do Sistema Único de Saúde-SUS, com longas filas de espera por consultas, exames, internações, além do processo de adoecimento dos trabalhadores.

A proposta é fomentar as parcerias com objetivo de promover a política Nacional de Humanização-PNH, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador- PNST, considerando os ambientes insalubres, adoecimento psicossomáticos, altos índices de depressão e pensamento suicida entre os trabalhadores em Saúde do Estado do Acre.

O evento foi mediado pelas: Professora Especialista Silene Arantes – Docente das disciplinas de Psicologia e Saúde, Avaliação e Internação, Professora Especialista Renata Campos – Coordenadora de Ênfase Saúde da Clínica Escola de Psicologia, Dr. João Auricelio – Coordenador da Clínica Escola de Psicologia e Psicólogo.

Participaram da roda de conversa os gestores da UPA da Sobral, Tatiane Calixto, Policlinica do Tucumã – Wilsilne Rocha, Maternidade – Silvia Helena, UPA do Segundo Distrito – Jocilene Carvalho.

#HumanizaSUS