ESTUDANTES DE MEDICINA ORGANIZAM AÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER EM ESF DE PRESIDENTE PRUDENTE,SP
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo em vista que a saúde da mulher é diferente da saúde do homem e da criança, é necessária uma atenção específica para essa população. Os estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) são inseridos, desde o primeiro termo, em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) e têm a oportunidade de construir planos de ação voltados à criação de ambientes saudáveis para a comunidade adscrita às ESFs, trabalhando medidas preventivas e desenvolvendo ações de Promoção à Saúde na Atenção Básica. As equipes das Unidades de Estratégias Saúde da Família (ESFs), nas quais os estudantes estão inseridos como membros, têm um papel importante nestas medidas, organizando ações em forma de campanhas e rodas de conversa com temas relacionados à Educação em Saúde. A participação dos discentes é ativa em atividades relacionadas à qualidade de vida e ao bem estar da população, de acordo com a Política Nacional de Promoção à Saúde, seguindo os princípios do SUS: da Universalidade, da Integralidade e da Equidade.
Como objetivo, visamos a promover saúde, orientar e conscientizar a mulher com enfoque na integralidade de cuidados e principalmente sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero.
Os estudantes de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) participaram da campanha em data comemorativa ao Dia da Mulher realizada em uma ESF do interior Paulista. Foram construídos cenários, que abordavam a coleta de preventivo, exame da mama, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, além de ações de Educação em Saúde, com orientações sobre a saúde integral da mulher. A atividade foi documentada por meio de um questionário, utilizado como ficha específica para a campanha, relacionado às práticas voltadas para a promoção da saúde feminina.
Dessa forma, os acadêmicos de Medicina colocaram em prática os conteúdos teóricos ventilados na Universidade do Oeste Paulista e contribuíram para a promoção do cuidado integral às mulheres ligadas ao território da ESF, fortalecendo a Atenção Básica no cuidado com a mulher, ampliando o acesso e qualificando a atenção clínico- ginecológica na rede do SUS.
Referências:
Objetivos Gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf