Nossas Crianças,Pediatria nos Hospitais ALUNOS: Luana vasconcelos, Alissandra, Daiana, Taylene, Luciana, Luciano Escola Técnica Geração Turma:E219A Professor: Sérgio Clemente
Campanha não engula o choro Um projeto do estado do paraná,para conscientizar os pais que chorar será um sinal de alerta,sendo que a criança se comunica mais pelo choro e outros sinais não verbais que por palavras,Quando algo está errado,sendo também que as crianças se sentirão seguras em se aproximar de alguém de confiança para desabafar,e não se calar diante de uma situação desconhecida para tal.Como o abuso sexual,para uma criança tudo é muito confuso quando tocada em partes indevidas,por alguém que ela tem plena confiança,porque quase sempre os abusos acontece por alguém da família ou muito próximo. Este tema foi escolhido pois hoje em dia está cada vez mais frequente a vulnerabilidade das crianças, onde abusos infantis tornou-se uma realidade, onde os pais devido a rotina corrida precisam deixar as suas crianças com outras pessoas e nessa confiança acabam pondo em risco a integridade das mesmas. A Campanha é importante para incentivar a conscientização da denuncia e também o cuidado e a atenção psicológica que as crianças precisam para não criarem bloqueio,distúrbio de personalidade e problemas emocionais. Campanhas educativas,Banners,Cartilhas explicativas,palestras em escolas e em outras instituições que informem e explique de uma forma compreensiva a importância da criança se comunicar,contar e desabafar os fatos que agridem as mesmas tornando assim possível que nós adultos possamos perceber e detectar possíveis abusos e violências infantis. É preciso criar um vínculo de confiança e mostrar as crianças que elas não são culpadas pelo ocorrido e que embora tenha existido alguém ruim que quis o mal tem muitas que querem o bem. A melhor forma de fazer isso é nos compadecendo á situação e passando informações,ouvindo e acolhendo da melhor forma possível essas crianças que estão debilitadas emocionalmente e fisicamente e precisam de uma atenção um pouco mais delicada.
Por patrinutri
Olá Luana, Alissandra, Daiana, Taylene, Luciana, Luciano, sejam muito bem vindos a Rede Humanizasus!
Super importante estes temas que envolvem a criança na saúde. Com certeza a vulnerabilidades destes pequenos nos fazem pensar caminhos de proteção não só dos aspectos de saúde e físicos e psicológicos, mas também da infância propriamente dita onde deve possibilita aprendizados de vida de modo lúdico e fortalecedores do caráter com boa índole e valores morais positivos para nossa sociedade.
Obrigada por trazem este tema central aqui para nossa reflexão.
AbraSUS Patrícia