“Atividade da disciplina Humanização e Formação em Saúde”, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Aluna Marcela de Melo Santiago e Professores docentes Dr. Sérgio Seiji Aragaki, Dr. Cristina Camelo Azevedo, Ms. Everson Santos Melo e Ms. Luiza M. G. M. Prata, realizada no dia 28 de maio de 2019 realizada no Centro Universitário CESMAC Maceió -Alagoas.
Uma roda de conversa feita pela facilitadora Marcela de Melo Santiago com os acadêmicos do sétimo período do curso de graduação em Educação Física Bacharelado do Centro Universitário CESMAC, com os seguintes temas: Minhas vivências em quanto acadêmico, Mudaria algo durante a Graduação? e Humanizar em quanto aluno ou profissional?
Após as sugestões do tema que foi muito bem recebida pelos alunos sugeri escolhermos na ordem e quem foi elencado os temas, a comunicação realizada por um profissional como os alunos os possibilitaram relatar as suas expectativas, medos e inseguranças que o mundo acadêmico traz, e ver a importância da comunicação entre professor e aluno que é de vital importância para estimular formas de aprendizado e elaboração de ferramentas que possibilite autonomia e responsabilidade de ambos.
Os pontos positivos que eles apontaram durante a roda foi o vínculo que é feito durante a graduação e a relação de confiança que eles sempre reafirmavam em suas falas, a facilidade em expor suas dificuldades junto a coordenação do curso, os recursos que possibilitam uma qualificação para o mercado de trabalho como, por exemplo, projeto de extensão, estrutura e logística do prédio. Já os pontos negativos eles relataram sentir falta de matérias da antiga grade curricular que na opinião dos mesmos se sentiam limitados em algum momentos . Algo que foi percebido e relatado durante a roda de conversa foi durante a abordagem do tema humanizar em quanto aluno ou profissional?, foi a consciência que os alunos demostraram sobre a importância em estabelecer uma ligação de afetividade, criar meios que possibilite futuramente há seus pacientes e alunos na produção e fomentação de saúde. Os alunos ao final sugeriram ser mais ativos em buscar trazer os pontos a coordenação para que a comunicação se torne mais frequente. Percebi o quanto foi satisfatório e de estrema importância de se implantar essa estrutura de canal de comunicação para viabilizar e estreitar laços que facilitem na formação pessoal e profissional dos alunos.
Por JULIANA ARAÚJO MENEZES
Parabéns Marcela pela iniciativa!! Fomentar espaços de diálogo no ensino superior é muito importante, uma vez que ainda se persiste na formação via modelo tradicional, com a transmissão de conteúdo. A metodologia de roda de conversa cria espaços de diálogo, escuta e co-responsabilidade, com a reflexão sobre as condições do processos de ensino aprendizagem, a relação professor aluno, entre outros. De fato é uma excelente forma de comunicação, de discussão e troca de experiências. AbraSUS!!