Programa Saúde nas Escolas: A importância da intersetorialidade no combate ao mosquito Aedes Aegypit
Programa Saúde nas Escolas: A importância da intersetorialidade no combate ao mosquito Aedes Aegypit no município de Campo Alegre- AL, em parceria com os Agentes de Endemias – ACE e Coordenação de Vigilância epidemiológica a Sra. Luana Medeiros , o PSE realizou ações estratégicas para os escolares de todas as escolas da rede pública municipal e estadual dinamizando a promoção e prevenção de doenças.
A educação de jovens e adultos participaram das ações educativas em que o Sr. Charles ministrou nas salas de aulas com Stand da Dengue, realizando palestras sobre o uso de hipoclorito, cuidados com os recipientes e criadouros, e quais doenças o mosquito transmite.
Pontuando que em períodos de chuvas, temos de intensificar os cuidados em nossos lares, estabelecimentos e instituições.
A Coordenação do programa Saúde na Escola a Sra. Zuckerllan Bernadelli e a Coordenadora de projetos da SEMED Jane Cleide S. Santos promoveram ações educativas com as equipes pedagógicas e de saúde.
Sobre o mosquito:
Sabia que cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos? Pois é e se postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. Por isso precisamos intensificar os cuodados todos os dias.
Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco menos de 30 minutos. Em um período que varia entre sete e nove dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um nova larva. O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Podendo ainda por em criadouro naturais, buracos troncos de árvores. Folhas que armazenam água. As equipes de Endemias vem fazendo um trabalho maravilhoso em parceria com o PSE, onde os escolares ficam bastantes curiosos e desenvolvem ações de promoção junto a saúde e educação e a intersetorialidade.