Equipe de Combate a Endemias promove Cine-Saúde e Confecção de Mosquitoeiras em Escolas.
Dessa vez a Equipe de Combate às Endemias resolveram atacar o Aedes aegypti com o Cine-Saúde, que consiste numa estratégia pedagógica e preventiva que vem inovar a forma de abordar um assunto que todos já conhecem, despertando a atenção dos parceiros e alunos de uma forma diferente e prazerosa.
A estratégia trata-se de transformar o espaço da sala de aula num cinema – ambiente escuro, vídeo e pipoca – para alertar e envolver os telespectadores a conhecerem a vida e hábitos do mosquito e, a partir desse conhecimento redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros, protegendo sua casa desse perigo. No final da atividade, os educandos aproveitaram para esclarecer dúvidas importantes e aprenderam também a confeccionar uma mosquitoeira, ou seja, uma armadilha de garrafa pet para capturar e matar mosquitos.
Mosquitoeira ou Mosquitérica é um objeto criado no Brasil como armadilha para mosquitos usada por equipes de combate à dengue. Foi criada e patenteada com o nome mosquitoeira por Antônio C. Gonçalves Pereira e Hermano César M. Jambo. Por não obter apelo comercial, uma versão alternativa, com o uso de garrafas pet, foi desenvolvida pela equipe do professor Maulori Cabral, da UFRJ, e batizada como mosquitérica.
O Ministério da Saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.
Para o Coordenador Municipal de Vigilância em Saúde, Srº José Marcos, ações dessa natureza deve ser disseminada em todas as escolas do município, com intuito de formamos alunos multiplicadores, para dessa forma possamos conscientizar todo a população.