Desafios e possibilidades para a Psicologia no NASF – relato de experiência.

4 votos

No dia 01/10/2019, alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizaram uma roda de conversa sobre o tema “Núcleo de Apoio de Saúde da Família – NASF”, onde aplicaram uma dinâmica com o restante da turma, com objetivo de reforçar o conteúdo sobre a temática, previamente abordada nas aulas de Psicologia da Saúde 2.

A atividade foi baseada no Caderno de Atenção Básica DIRETRIZES DO NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família, n°27.

Em uma cartolina, os alunos fizeram associações das aulas com alguns tópicos presentes no caderno de referência. A proposta foi fazer uma atividade mais informal e descontraída, para que a turma se sentisse a vontade para participar e, ao mesmo tempo, discutir as possibilidades para a atuação do psicólogo no contexto do NASF.

Com a turma dividida em 4 grupos, todos tiveram a oportunidade de responder e pensar a respeito do conteúdo do caderno. Feito isso, cada grupo pode expôr suas reflexões para o coletivo.

A atividade foi de grande proveito, possibilitando à turma pensar e discutir mais sobre as possibilidades e desafios da atuação de psicólogos e psicólogas no NASF, buscando a construção de uma prática que vá além da clínica individualizada e se efetive com a comunidade e o território em que trabalha.

 

Observação: a atividade foi realizada pelas seguintes alunas do 4 semestre do curso supracitado – Brenda, Beatriz Manfré, Briane, Rebeca Domingos, Lívia da Rui, Ana Luiza, Dâmaris e Valentina.