Emili Santana Peixoto
Ian Pereira Assunção
JUSTIFICATIVA
O Século XXI vivenciou algumas epidemias em diversos lugares no mundo, como ebola e o H1N1. O mais recente, o novo agente do coronavírus (SARS- CoV-2), teve seu primeiro alerta no dia 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China, e já fez aproximadamente 100.000 de vítimas pelos cinco continentes.
O agente que causa a doença COVID-19 afeta principalmente o sistema respiratório, sendo confundido com uma gripe, podendo se agravar para uma pneumonia e levar a morte. No entanto, por se tratar de uma doença nova, estão sendo feitos estudos e pesquisas para caracterizar melhor os sinais e sintomas. Outro ponto importante que a OMS traz são os dados de 2011, informando que, aproximadamente, 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência – uma em cada sete pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com o Censo de 2010, aproximadamente 23% da população tem alguma deficiência. A deficiência por si só não significa que está mais vulnerável ao vírus, mas faz-se necessário um alerta se a pessoa tem algumas comorbidades que as levam para o grupo de riscos, como problemas cardíacos ou respiratórios.
Trazendo essas informações para a realidade dos alunos matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Jequié, que tem, em sua grande maioria, deficiência intelectual, percebemos que além da doença, enfrentamos outras dificuldades como a falta de informação, podendo dificultar a prevenção e combate do vírus no ambiente em que estão inseridos.
É necessário pensar em ações que possam contemplar a transmissão de informações com uma linguagem simples e uma comunicação cuidadosa para proporcionar atitudes e cuidados que possam contribuir ao combate a disseminação da doença.
Este projeto visa sugerir atividades de conscientização, de acordo com a idade e deficiência, com o objetivo de prevenir a doença na instituição, consequentemente, em outros ambientes que os envolvidos convivem.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a conscientização do combate ao COVID-19.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a importância das ações de combate ao COVID-19;
Desenvolver atividades de prevenção relacionados aos cuidados de higiene pessoal;
Compreender a necessidade do uso correto da máscara caseira;
Aplicar, no cotidiano, os conhecimentos adquiridos durante a aplicação do projeto;
METODOLOGIA
Este projeto tem início com a proposta “Adote um aluno. Doe uma máscara!”, que se estendeu entre os funcionários da APAE/Jequié e deu a oportunidade da sociedade jequieense e até mesmo de outras localidades a colaborar doando uma máscara ou quantas pudesse para a instituição. Dessa forma, facilitou e oportunizou o sujeito a praticar a generosidade em tempos de pandemia.
Partindo da ideia da importância da prevenção durante a suspensão das atividades na instituição, foi feito um levantamento junto com o Serviço Social, Coordenação e Secretaria, dos alunos que estavam em situação de vulnerabilidade para que pudessem receber as doações.
Também foi feita uma campanha de doação de materiais para a confecção das máscaras e contamos com a ajuda de amigos e professores com habilidades em costura para a fabricação das mesmas.
Iniciamos a nossa campanha através das nossas redes sociais e dos grupos de whatsapp com os funcionários e familiares dos alunos da APAE- Jequié para arrecadar os materiais para confeccionar e as máscaras já prontas.
Os funcionários da instituição foram cruciais, doando o material e seu tempo para a confecção. Um trabalho de equipe que contou com a participação de pais dos alunos e da comunidade e, através do amor e dedicação, conseguiram produzir uma quantidade que já chegou as famílias.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS
No dia 18 de maio de 2020, seguindo todas as orientações de afastamento e evitando aglomerações, as famílias dos alunos também receberam a remessa das máscaras doadas, totalizando 240 arrecadadas e já doadas. Percebemos a necessidade desse momento que não se resumiu apenas a entrega do material, mas uma oportunidade de orientação sobre a importância do seu uso para combater a disseminação do vírus. Tivemos o retorno dos alunos, através de fotos e relatos, utilizando-as no dia a dia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OPAS/OMS (Brasil).24 de abril de 2020. Folha informativa – COVID -19: (doenças causadas pelo novo coronavírus), Brasil, 24 de abr. 2020.