Educação interprofissional com foco na universalidade no PAPP/FAMEPP/UNOESTE
A colaboração interprofissional compreende uma estratégia inovadora, prometendo diminuir a crise mundial que afeta a força de trabalho em saúde. As práticas colaborativas na atenção à saúde acontecem na medida em que os profissionais, com formações diversas, conseguem prestar serviços, com foco na integralidade, com alta qualidade atuando com usuários do SUS, com suas respectivas famílias e também com a comunidade, desenvolvendo ações de assistência de saúde.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, no Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) aposta no desenvolvimento da Educação Interprofissional (EIP). As reuniões de Educação Permanente entre Facilitatores e Coordenadores do PAPP ocorrem com frequência mensal na UNOESTE, no campus de Presidente Prudente.
A educação interprofissional (EIP) é muito importante para que o PAPP possa auxiliar no preparo da força de trabalho em saúde, nas Estratégias Saúde da Família (ESF), utilizadas como cenário de ensino e aprendizagem para os futuros profissionais de saúde. As atividades de Educação Permanente, com os Facilitadores do PAPP, buscam envolver os Professores em iniciativas de colaboração, com a finalidade de responder às necessidades locais de saúde, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, em um ambiente dinâmico. Além disso, o objetivo dos Coordenadores do PAPP é que os Facilitadores reproduzam as ações de Educação Interprofissional (“EIPs”) nas Unidades de Saúde dos dois municípios.
Existe uma parceria entre Academia e Serviço (Unoeste e Secretarias de Saúde locais) que propicia a aplicação dessas estratégias que melhoram a capacidade dos recursos humanos da saúde. Os resultados podem fortalecer os sistemas de saúde, com foco no Princípio da Universalidade do SUS, que prevê a garantia de acesso de toda e qualquer pessoa a toda e qualquer ação e serviço de saúde. Antes da instituição do SUS, o acesso aos serviços de saúde era garantido apenas às pessoas que contribuíam para a previdência social.
A definição de “EIP” da OMS (Organização Mundial da Saúde) está relacionada a uma abordagem de ensino e aprendizado que reúne estudantes de uma ou mais profissões para que aprendam
com, para e sobre a outra para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados.
Os Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE apoiam todos os eventos organizados pela Liga de Saúde da Família e Comunidade (LSFC), da UNOESTE. Apoiar iniciativas dos acadêmicos é muito importante para a “EIP”.
O PAPP firma um compromisso com a “EIP” e acredita que podemos conquistar melhores resultados de saúde, com custos
mais baixos, podendo obter maiores impactos sobre o bem-estar e a prevenção de doenças, criando ambientes saudáveis nas ESFs ligadas à UNOESTE, localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Após a realização das atividades de Educação Permanente, os Coordenadores do PAPP utilizam o Arco de Maguerez, para estimular reflexão na ação.
Na avaliação da última Oficina, os docentes participantes consideraram que, para estimular a prática clínica interprofissional, é muito importante investirmos na educação e na pesquisa, pois elas permitem preparar a próxima geração de equipes de profissionais da saúde para colocarmos em prática o Princípio da Universalidade do SUS.
Referências:
1. Educação interprofissional na atenção à saúde:
melhorar a capacidade dos recursos humanos
para alcançar a saúde universal.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/34370/OPASHSS17024_por.pdf%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&ved=2ahUKEwjEhKfh8vnzAhXhFLkGHcL5CUQQFnoECBsQAQ&usg=AOvVaw25jHnXuWGNkqy4iYPG0r0A
Por Alex Wander Nenartavis
Professora Neide, muito interessante a abordagem da “EIP” com os Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, na Reunião de Educação Permanente. A Educação interprofissional (“EIP”) oferece aos estudantes do PAPP oportunidades para aprendizado, em conjunto com outros profissionais na ESF, para o desenvolvimento de atributos e habilidades necessárias para a realização de um trabalho coletivo. Este trabalho deve discutir os problemas profissionais, educacionais e organizacionais relacionados às Unidades de Saúde.
Congratulações!