Jogo educativo “Qual é a PIC?” – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’s)
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional do psicólogo
Prof.ª Ruth Gelehrter da Costa Lopes
Autoras: Ana Clara Martins, Ana Luiza Martins, Júlia Freitas Batista, Natália Schenatto, Pedro Scarpa e Nathaly Araújo
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PIC’s):
I. O que são as PIC’s?
As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são sistemas e recursos médico/terapêuticos que buscam complementar a medicina tradicional na prevenção de agravos e recuperação da saúde, estimulando os mecanismos naturais do indivíduo nessa visão ampliada do processo de saúde-doença e no cuidado pessoal. É importante ressaltar que, como pontua o Ministério da Saúde, as práticas Integrativas e Complementares não substituem os tratamentos tradicionais, sendo um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso. Com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, essas práticas são:
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança Circular
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Homeopatia
- Imposição de mãos
- Medicina Antroposófica
- Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Ozonioterapia
- Plantas Medicinais e Fitoterapia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Terapia de Florais.
- Termalismo Social/Crenoterapia
- Yoga
As PICS foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) em 2006. Para saber mais sobre o que é cada uma das práticas apontadas acima acesse o site do Ministério da Saúde a seguir: https://aps.saude.gov.br/ape/pics/praticasintegrativas
>Como posso acessar as práticas? Onde encontro?
As práticas integrativas e complementares podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, como indicado pelo Ministério da Saúde, deve-se perguntar na Unidade da sua região quais são oferecidas no local e quais as disponibilidades, pois nem todas são oferecidas em todas as Unidades. Além disso, é importante ressaltar que muitas vezes as práticas são usadas de forma secundária em outras situações, como por exemplo, a arteterapia pode ser utilizada como uma ferramenta em dinâmicas de grupos ou em psicoterapia de forma lúdica, ao invés de somente ser encontrada no seu formato individual como “Arteterapia” na UBS.
II. Objetivo do jogo:
Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, as PICS devem ser conhecidas e exploradas por profissionais de saúde e pelo público em geral.
O objetivo deste jogo, portanto, é contribuir de forma educativa, com a divulgação das PICS e aprofundar o reconhecimento de quais são essas práticas.
III. Acesso ao jogo:
O jogo é no formato do clássico Pacman®, em que o jogador deve fugir dos adversários e completar seu objetivo. Em nossa versão, o jogador deverá ler a frase que aparece na parte inferior da tela e a partir dela identificar de qual prática se trata. O jogador ganha ao entrar no local com a resposta certa e perde caso seja capturado pelo adversário ou se entrar no local com a resposta errada. Para acessar entre no link a seguir:
https://wordwall.net/resource/25257689/jogo-das-pics
< https://wordwall.net/resource/25257689/jogo-das-pics >
Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 96 p..
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: As Práticas. Disponível em: <https://aps.saude.gov.br/ape/pics/praticasintegrativas >.
BRASIL. Ministério da Saúde. Práticas Integrativas e Complementares (PICS). 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/praticas-integrativas-e-complementares-pics >.