Realizar visita antecipada à maternidade escolhida para o parto no Sistema Único de Saúde (SUS) é um direito da gestante e seu acompanhante que fortalece a vinculação – garantida por Lei desde dezembro de 2007. É o momento para conhecer a unidade, discutir sobre boas práticas na atenção ao parto e nascimento como: tipo de parto, métodos de alívio da dor, aleitamento materno, dentre outros questionamentos. Além disso, orientar sobre os fluxos e rotinas da instituição hospitalar escolhida pela família. Em Ilhéus, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio oferece essa oportunidade para as gestantes que queiram se vincular ao seu serviço, que fazem pré-natal nas unidades de saúde da família e para aquelas que fazem o pré-natal de alto risco II no ambulatório do próprio hospital. As visitas ocorrem todas às terças-feiras, às 13h.
De acordo com a enfermeira que coordena a visita, Emilly Moreira, para garantir esse direito as gestantes podem fazer o agendamento pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone do hospital (73) 3234-3850. Outra opção, é solicitar o agendamento na unidade de saúde por onde vem sendo acompanhada. Os grupos serão de, no máximo, 10 gestantes por visita, para garantir distanciamento e os cuidados sanitários necessários. É obrigatório estarem com ciclo vacinal para COVID completo e o uso de máscara.
Ver de perto
O casal Arisleia Batiston e José Passos veio de Itacaré fazer a Visita Guiada. Natural de São Paulo, José trabalhou em unidades hospitalares e ficou impressionado com a estrutura que viu. O casal aguarda o primeiro filho. “As pessoas falam muitas coisas. A gente fica com a cabeça cheia de incertezas. E aí você vem aqui e conhece esse hospital maravilhoso”, destacou, aliviada, Arisleia. Clemilda Soares, de Ilhéus, aguarda o seu segundo filho. A comparação com a experiência do parto anterior, em outro hospital, foi inevitável. “No primeiro filho o único processo que tive foi caminhar o tempo todo pelo quarto. Só isso. Agora vejo que temos várias possibilidades de exercícios para nós. E é Ilhéus quem está nos proporcionando isso em um momento especial para, nós, mulheres. Isso me deixa feliz”, afirmou.
O Hospital Materno-Infantil é referência no parto humanizado no sul da Bahia. É porta aberta para obstetrícia e regulado para atendimentos de pediatria clínica. Atende as regiões de Valença – com 12 municípios e uma população estimada em 321.415 habitantes – e Ilhéus – com oito municípios e uma população estimada em 321.554 habitantes.