Começaram dia 1º de agosto e vão até dia 12 de setembro, as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz.
Com três linhas de pesquisa – Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde e Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde – o PPGICS é, atualmente, o único programa no Brasil a oferecer cursos de mestrado e doutorado stricto sensu, de forma interdisciplinar, nessas três áreas do conhecimento. Há mais de dez anos, o PPGICS é um espaço privilegiado para a pesquisa em temas fundamentais para a compreensão de fenômenos contemporâneos da comunicação e da informação com relação direta à saúde.
A inscrição deve ser feita com o preenchimento da ficha disponível na Plataforma SIGA, no link www.sigass.fiocruz.br, e o envio da documentação listada nas Chamadas Públicas. Os cursos são presenciais e gratuitos. Podem se candidatar para o mestrado pessoas com formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Para o doutorado, é preciso ter obtido grau de mestre.
Estão sendo oferecidas 14 vagas para doutorado e 20 para mestrado, com reserva para pessoas com deficiência, negras – pretas e pardas – e indígenas.
Para saber mais sobre o calendário e as etapas, os requisitos e as pontuações do processo seletivo e informações detalhadas sobre documentos necessários, tipo e formato da proposta de pesquisa e da carta de apresentação, confira os editais:
Mestrado 2023 – Chamada Pública
Mestrado 2023 – Candidatos Estrangeiros
– https://ppgics.icict.fiocruz.br/sites/ppgics.icict.fiocruz.br/files/Chamada%20Publica%20Mestrado%20Candidato%20Estrangeiro%202023.pdf
Doutorado 2023
Doutorado 2023 – Candidatos Estrangeiros
Além das Chamadas Públicas, as informações sobre o processo estarão sempre disponíveis aqui no site, mas caso ainda persista alguma dúvida relacionada às Chamadas ou ao processo, você pode enviar sua pergunta diretamente à secretaria acadêmica, pelo e-mail: [email protected]