Saúde na Roda: Esquizofrenia: sinais, sintomas, tratamentos e atualização do PCDT

8 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a esquizofrenia afeta 24 milhões de pessoas, ou 0,32% da população do planeta. Geralmente manifestado por volta dos 15 anos (homens) e 25 (mulheres), a doença tem como principais marcas sintomas: delírios, alucinações, pensamentos desorganizados e agitação corporal, embora nem todos tenham esses sintomas.

Além disso, apatia, falta de interesse e de sociabilidade, redução das expressões de emoções e diminuição de prazer acabam fazendo com que o paciente abandone suas atividades, o que, por sua vez, contribui para afastá-lo ainda mais do convívio social.

Como é feito o tratamento para pacientes com esquizofrenia no Brasil? E quais as perspectivas em relação à uma possível atualização do PCDT? E como pacientes e familiares lidam com a questão?

Camila Tuchlinski recebe, nesta edição do Saúde na Roda, o psiquiatra Rafael Moreno, especialista em Psiquiatria (TEP) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mestre e doutor em Medicina pela PUC-RS, e José Alberto Orsi, diretor-presidente da ABRE (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia), especialista em Recovery e Suporte de Pares.

Também contamos com a participação especial de Sarah Nicolleli, fundadora e presidente da AMME – Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia.

Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia: https://abrebrasil.org.br/

Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia: https://maosdemaes.org.br/