Noções sobre a GAM – Gestão Autônoma de Medicamentos

10 votos

Durante a pandemia da COVID-19 participei de muitas reuniões, Lives e outras formas de debates virtuais(on-line), escrevo isso pois em 2020 tive o maravilhoso contato com a GAM e muitos outros momentos acompanhei de perto sua evolução no Brasil e no mundo.

O que mais me remete ao desejo de ampla divulgação da forma de tratar as pessoas com Cuidado em Liberdade e suas medicações e outros detalhes psiquiátricos são as cartilhas, o famoso Guia(este que figura a imagem deste texto).

Neste guia x usuárix vai estudando e citando seus dados importantes, o “sê necessário”, os contatos que devem ser dados em caso de crises, independente onde esteja, pois o guia estará sempre com x usuárix.

Para entender mais detalhes deste projeto transfiro aqui a revista acadêmica dos primeiros 10 anos de utilização no Brasil da GAM. com ótimos artigos acadêmicos, em especial transcrevendo maravilhosas experiências GAM mundo afora.

Originalmente do Canadá, o GAM foi traduzido à Língua Portuguesa há mas de dez anos, e desde então, têm sido utilizado em muitas pesquisas, em muitos CAPSs, e se ampliando os locais de uso desta forma de melhor tratar xs usuárixs.

Para ter mais conhecimento sugiro a leitura de alguns de meus livros gratuitos no site  www.RoqueJR.com.br e também no portal do Observatório Internacional GAM.