O grupo de extensão da Universidade Federal de Alagoas: “Saúde Mental e Atenção Psicossocial”, formado por estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional, coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki, organizou no fim da tarde do dia 20, uma roda de conversa no CAPS Casa Verde. Além de pessoas usuárias e familiares dos CAPS Casa Verde e Sadi de Carvalho, também estavam presentes profissionais de diferentes categorias de ambos serviços.
A primeira roda girou em torno das apresentações de todes e, em seguida, a palavra transitou livre em prol de quem se sentiu a vontade em expor suas experiências relacionadas ao tema “Humanização da Saúde e Defesa do Cuidado em Liberdade”. Através de cada relato foi possível perceber o grau de extrema importância que o CAPS tem na vida de cada pessoa, pois hoje eles tem voz e são acolhidos como seres humanos que são, sem serem reduzidos aos seus diagnósticos ou violentados física, psicológica e moralmente como já foram em instituições psiquiátricas.
Para comemorar esse encontro, mais esse movimento em prol da Luta Antimanicomial, participamos de uma ciranda intitulada: “Ninguém solta a mão, ninguém”, de Antônio Nóbrega e Wilson Freire.
Ao final da roda pudemos fazer um lanche e confraternizar entre todes nós. O sentimento de gratidão por esse espaço foi mútuo. Enquanto estudantes, muitas vezes faltam eventos como esse, para que possamos ver que para além da teoria vem a pessoa e sua singularidade.
Por Cleide Freitas
Este encontro me proporcionou experiências incríveis que levarei para minha vida acadêmica e profissional.