Tenho ao longo desse 1 e meio de caminhada acadêmica lido vários artigos sobre o tema Qualidade de Vida. Através das plataformas, Avasus, UnaSUS tenho buscado aprender sobre o tema, já que é o meu objeto de estudos. A saúde do trabalhador e da trabalhadora me chama atenção, mas encontrei um outro tema muito relevante que trata sobre : qualidade de vida e educação. A ideia é rever condutas. A educação de forma transversal, de troca e respeito entre os pares. Chega de opressão e autoritarismo.A Gestão de um/aCentro/universidade educacional é construída por fatores político-institucionais e econômicas culturais, que valorizam o respeito às atitudes e aos procedimentos dos gestores responsáveis, que vai além da compreensão dos resultados financeiros ou pedagógicos, indo de encontro a correspondência da satisfação de todos os clientes, internos e externos. Somos clientes quando sentamos nos bancos das várias Instituições. Somos clientes que devem receber, com respeito, orientações.
“Apesar de haver inúmeras definições não existem uma definição de qualidade de vida que seja amplamente aceita. Cada vez mais claro, no entanto, é que não inclui apenas fatores relacionados à saúde, como bem- estar físico, funcional, emocional e mental, mas também outros elementos importantes da vida das pessoas como trabalho, família, amigos, e outras circunstâncias do cotidiano, sempre atentando que a percepção pessoal de quem pretende se investigar é primordial.” (GILL & FEISNTEIN, 1994, p. 244).
Por patrinutri
Muito importante este debate por aqui: o que é qualidade de vida? Na sociedade em que vivemos é pautada muito em acúmulo de bens, dinheiro … em contraponto temos saúde, alegria e felicidade. Pois ouso dizer que qualidade de vida é ser, com equilíbrio e desejo de viver. Que achas desta definição?
AbraSUS, Patrícia Blumenau SC