Reunião entre PAPP/FAMEPP/UNOESTE e NATS estimula produção de projetos para o novo semestre de 2023

8 votos

Os NATS (Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde) fazem parte da estratégia de fortalecimento do Grupo de Trabalho de Formação Profissional e Educação Continuada da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), que tem o objetivo de promover e difundir a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil.
As professoras do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, SP, se reuniram em 02 03 2022, com a Dra Édima de Souza Mattos para programarem ações conjuntas a serem realizadas no ano de 2023.
A Dra Édima é especialista em Saúde Baseada em Evidências, pelo Hospital Sírio Libanês e pelo Centro Brasileiro de Saúde Baseada em Evidências. É também especialista em Saúde da População Negra pelo Instituto de Saúde do SUS/SP. A docente Édima Mattos, da UNOESTE, também atua no Grupo Gestor de Saúde e Educação do Conselho Estadual da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Ela é também coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE), que teve projeto finalista no prêmio internacional de inovação na segunda edição do Prêmio H-Innova Health Innovation com o desenvolvimento de um protótipo para monitorar a saúde de pacientes com anemia falciforme e dotado de sistema de alerta para as crises. O PAPP/FAMEPP/UNOESTE deseja somar esforços com o NATS, nas ações de Promoção à Saúde para a população que convive com Anemia Falciforme, em nosso município de Presidente Prudente e também na nossa região.
Édima Matos falou com as docentes do PAPP sobre os seus projetos de pesquisa em anemia falciforme e também sobre os cuidados necessários para o atendimento dos usuários SUS que convivem com essa “doença rara”. Ela também estimulou uma reflexão com as docentes do PAPP sobre os dados do Global Burden of Disease, que constataram só em 2019, mais de 14 mil casos de doença falciforme registrados no nosso País, acometendo principalmente a população negra.
Os NATS são compostos, inicialmente, por 24 instituições de todas as regiões do País. Esses núcleos buscam introduzir a cultura de ATS nesses locais, por meio da utilização de evidências disponíveis para auxiliar os Gestores em Saúde na tomada de decisões quanto à inclusão de novas tecnologias, à avaliação de tecnologias difundidas e ao uso racional de medicamentos.
Dentre as atribuições do NATS foram citadas na reunião:

  • Promover capacidade técnica para a inserção de instituições na Rede Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS);
  • Desenvolver ações para a capacitação permanente de profissionais e técnicos;
    incentivar e produzir pesquisas, estudos e revisões sistemáticas voltadas ao uso da evidência científica na tomada de decisão;
  • Coordenar a revisão de diretrizes clínicas, em consonância com as necessidades do SUS;
  • Incentivar e capacitar tutores para orientar acadêmicos e profissionais de saúde para executar atividades de ensino e pesquisa voltados para avaliação de tecnologias em saúde;
  • Sensibilizar e incentivar os profissionais à introdução da cultura de avaliação de tecnologias em saúde;
  • Fomentar a articulação entre ensino e serviço na área de avaliação de tecnologias em saúde e saúde baseada em evidências.

As participantes consideraram como positivos os esforços empreendidos para a cooperação entre o PAPP e o NATS, na Universidade do Oeste Paulista.

Referência:
NATS REBRATS. Ministério da Saúde.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://rebrats.saude.gov.br/10-institucional/110-os-nats&ved=2ahUKEwj4w4m62L39AhUaLbkGHTY8C58QFnoECAgQAQ&usg=AOvVaw1IK-5ok_W3T7IotoVFckJL
Acesso em 02 03 2023, às 13h.