Trabalho em Equipe na UBS Areias São José SC

6 votos

Conforme proposto pela Secretaria de Saúde do municipio de São Jose-SC, foi oportunizado às Equipes de Saúde da Família, a participação em oficinas voltadas à Política Nacional de Humanização, nas datas de 16/12/2022 e 27/01/2023.


Durante o encontro foi levantados os pontos de melhorias para a atuação da ESF mediante o contexto de humanização, e a equipe 41 da UBS Areias evidenciou em sua atividade a seguinte vulnerabilidade, dentre tantas: Realização irregular das reuniões de equipe com a participação parcial de seus membros. Tal deficiência foi embasada na falta de priorização das reuniões que aconteciam apenas uma vez ao mês (quando possível) e não contavam com a participação das técnicas de enfermagem e médico devido demanda dos outros setores.
Conforme já previsto em programas de avaliação da ESF, faz-se necessário um período de até quatro horas semanais em que a equipe se dedica à realização de reunião com todos os seus membros, em conjunto ou não com a coordenação. O objetivo desta atividade é permitir a discussão dos casos, o planejamento das ações, avaliações, resolução de conflitos e troca de conhecimentos. A ideia é atuarmos como uma equipe interprofissional onde cada especialidade atua dentro da sua área, mas sempre se comunicando com o objetivo de proporcionar o melhor tratamento ao paciente. O que não acontece quando não existe essa interação e trocas de saberes.
A vida profissional exige muito da equipe. Muitas vezes passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com os familiares, evidenciando real necessidade de maior empatia e interação entre os membros, pois estes momento contribuem para que o ambiente de trabalho se torne mais agradável, e que os membros da equipe possam se ver de maneira mais respeitosa e amistosa.
A suspensão de reunições presenciais e interação social de um modo geral durante a pandemia do COVID-19 agravou a retomada dos encontros presenciais, uma vez que percebe-se menor empenho em participar dos encontros previamente agendados.
Para mudar esta realidade, instituiu-se em nossa equipe um calendário de reuniões fixas quinzenalmente com fechamento das agendas dos profissionais de nível superior e revezamento das técnicas de enfermagem. Além disso acordou-se a necessidade de justificativa documentada, seja em forma de declaração de comparecimento ou atestado médico, que justifique a usência nas reunições. Desde janeiro, percebemos uma evolução nos encontros e melhor adesão e esperamos avançar ainda mais, pois como já dizia Napoleon Hill “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória.”