Durante a oficina de humanização oferecida pela PMSJ, e ministrada pelos integrantes da rede humanizasus, a equipe 16 da UBS Potecas percebeu que compartilhando as experiências com as outras unidades da rede , que estamos no caminho certo e abrindo possibilidades para implementar novas atividades.
Creio que a experiência mais exitosa até o momento é o acolhimento e escuta qualificada , iniciada nesta unidade na Pandemia do Covid -19, quando as agente comunitárias iniciaram a função do “Posso ajudar?”, quando os usuários ficavam do lado externo da unidade e o atendimento era realizado na porta. Foram muitos desafios, sem a capacitação adequada a equipe foi se superando e aprendendo com as demandas, compartilhando os saberes entre si , inserindo um toque pessoal no acolhimento e escuta qualificada.
É com grande satisfação que vemos uma grande evolução nos processos de trabalho e na assistência , ganhamos na qualidade,sempre visando a integralidade e resolutividade , mantendo a ética e respeito ao usuário e entre os membros da equipe.
Atualmente funciona com a ACS no “posso ajudar ?”, fazendo a escuta ativa e encaminhando os usuários para a demanda solicitada no seguinte fluxo:
-Para recepção às consultas agendadas, atendimento médico para casos agudos, curativos, vacinas, administração de medicamentos, atendimento odontológico e acolhimento com a equipe de enfermagem .
– A farmácia e agendamento de exames é encaminhada diretamente ao setor.
A recepção também faz a escuta respeitando a privacidade do usuário e realizando os devidos encaminhamentos. Se a recepção ou o posso ajudar tiverem dúvidas sobre os devidos fluxos é orientado a buscar com a equipe de enfermagem orientação, evitando respostas negativas ou duvidosas , buscando sempre a resolutividade.
Em demandas mais complexas sempre buscamos auxílio em todos os níveis, a fim de que o usuário possa ter a assistência de qualidade e que não fique andando de um lugar para outro sem respostas. A equipe faz uso de ferramentas tecnológicas e do compartilhamento de informações entre seus integrantes para este fim.
Ainda há muito que evoluir….
Por patrinutri
Que maravilhoso ver esta experiência da equipe relatada por aqui! Parabéns a equipe pelo trabalho coletivo e valorização da humanização no dia a dia do serviço.
Com certeza o posso ajuda organiza as demandas e agiliza o fluxo, bem como garante aos usuários uma resposta às suas demandas em qualquer horário do funcionamento da unidade.
Muito bom saber que vocês seguem com esta ação mesmo nesta trégua da epidemia de covid. Seguimos com os desafios no SUS, enfrentando as dificuldades com criatividade e tendo a humanização como eixo central.
Se me permitem uma sugestão: listar as demandas que mais aparecem para o posso ajudar e utilizar esta informação como ferramenta de gestão, para organizar ainda mais o processo de trabalho, compartilhando estas informações na reunião de equipe. Assim vamos aprimorando os modos de trabalho e nos aproximamos cada vez mais dos usuários.
Bom trabalho para vocês! AbraSUS!