As redes socias e a saúde mental de crianças e adolescentes: ação de prevenção com a polícia mirim
Apesar dos benefícios da tecnologia em diversas áreas como a da saúde, educação e economia, o seu uso desmedido tem gerado dependência, e afetado as relações humanas, causando consequências à saúde mental das pessoas. Em especial, as redes sociais virtuais podem acentuar problemas e gerar grandes impactos na vida dos indivíduos, principalmente crianças e adolescentes, dentre eles: a ansiedade, depressão e dependência.
Muitos dos transtornos psiquiátricos relacionados ao uso das redes sociais virtuais podem ter sua instalação prevenida, havendo, então, a possibilidade de impedir seu surgimento. Esse tipo de intervenção é chamado de “prevenção primária”.
A prevenção primária na saúde mental deve ser estabelecida por meio de uma abordagem educativa com o objetivo de evitar hábitos que possam favorecer a alterações de comportamentos. Com este intuito, no dia 27/04/2023 foi realizada na Escola Municipal Evanildo Mariano, em Jardim de Piranhas/RN, uma atividade de dispersão do módulo 21 do Curso Saúde com Agente, curso de formação técnica para os agentes de saúde e agentes de endemias.
O público da ação compreendeu o programa Policia Mirim, um trabalho desenvolvido na cidade entre Polícia, Família e Colaboradores que tem como publico alvo crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.
O encontro foi planejado e executado pelos agentes. Iniciou com uma dinâmica de apresentação. Em seguida o tema foi contextualizado através da reprodução de um vídeo. E dada as orientações, propôs-se uma participação ativa por meio de perguntas e respostas. Através do relato de um ou mais participantes o conteúdo que emergia a cada questionamento era conduzido. A discussão gerada voltou-se ao uso das redes sociais compreendendo os seus benefícios e riscos.
A ação contribuiu para a reflexão acerca da relação entre saúde mental e redes sociais. Foi evitado julgamentos sobre o tema e incentivado o diálogo sobre segurança e privacidade propondo uma aproximação entre pais e filhos.
Reitera-se a relevância de se continuar trabalhando esse tema junto as crianças e adolescentes, já que se trata de um fenômeno atual e complexo.
A secretaria de saúde de Jardim de Piranhas por meio do Curso Saúde com Agente apoia a educação permanente para os agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
Por Sérgio Aragaki
Lilian,
Seja muito bem-vinda à RHS.
Muito importante essa sua postagem.
No mundo contemporâneo, cada vez mais a vida digital se faz presente, coproduzindo realidades.
E abrir o diálogo, acolher o que está sendo dito, propiciar o compartilhamento de experiências, incluindo as formas de lidar com possibilidades de produção de saúde ou de adoecimentos é fundamental.
Além disso, o trabalho em parcerias intersetoriais é imprescindível quando se propõe a humanização do cuidado e da gestão dos acontecimentos, tal como vc relata que está ocorrendo aí.
Decerto bons frutos já estão acontecendo e vão dar novas sementes, que vão se enraizar, capilarizar, fortalecer outros movimentos em prol da vida.
Aguardo novas postagens!
Abraço