“Uma coisa é por ideias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias – dá susto se saber – e nenhum se sossega: todas nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, querendo chuva e negócios bons” Guimarães Rosa
Segundo dia foi a leitura e correção das 444 diretrizes nos 4 eixos temáticos que foram encaminhadas das 27 pré-conferências das supervisões de saúde da cidade. Um maratona exaustiva o dia todo nas 8 salas (duas por eixo temático) com aproximadamente 50 pessoas tendo esta tarefa coletiva de correção em torno de 50 diretrizes. Um trabalho colaborativo de sucesso graças aos coordenadores e relatores das salas.
Discutimos pouco o uso de tecnologias digitais, mas esta etapa poderia ser superada com mais facilidade se tivéssemos uma plataforma colaborativa na internet, num processo contínuo de correção e aprimoramento das diretrizes pelos delegados, ao longo de um período, até o dia da Conferência Municipal.