Roda de conversa: Diabetes e Hipertensão Arterial – Faculdade Franco Montoro e USF Santa Terezinha
Olá! Desejo que estejam bem 🙂
Gostaria de compartilhar a atividade realizada pelos estudantes do curso de Medicina da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro* na USF Santa Terezinha, em Mogi Guaçu/SP. A atividade foi realizada no contexto do eixo de aprendizado Interação em Saúde na Comunidade II, orientada por mim, Profa Dra. Bruna Fernanda do Nascimento Jacinto de Souza, e pela Enfermeira Coordenadora da USF, Keny Mendes.
A Roda de Conversa sobre Diabetes e Hipertensão Arterial foi realizada em novembro/22, mas teve seu planejamento iniciado em setembro/22, utilizando o Método do Arco, proposto por Charlez Maguerez. Para o diagnóstico situacional (observação da realidade) os estudantes realizaram entrevistas com os profissionais da unidade (médica, enfermeira coordenadora, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde), e com os usuários durante as visitas domiciliares.
Considerando a temática prevista no projeto pedagógico para o semestre, as perguntas norteadoras foram: “Quais são as principais dúvidas que você identifica que os usuários têm sobre diabetes e hipertensão?” (profissionais) e “Que dúvidas o senhor/a senhora tem sobre diabetes e hipertensão?” (usuários).
As principais dúvidas identificadas por todos os entrevistados referiam-se ao uso de medicamentos (falta de adesão ao tratamento medicamentoso e desconhecimento da ação dos medicamentos) e alimentação adequada (como reduzir o consumo de açúcar e sal, principalmente de temperos prontos).
A partir do diagnóstico foi realizado o planejamento da atividade, construindo-se o quadro abaixo:
Foram distribuídas as tarefas/atribuições e subtemas de cada membro da equipe e confeccionados os cartazes (recursos visuais). Os participantes foram convidados/contactados pelas agentes comunitárias de saúde da unidade.
Participaram da atividade aproximadamente 30 usuários, que ativamente compartilharam suas experiências e tiraram suas dúvidas com a equipe.
Esses usuários também tiveram a pressão arterial e glicemia aferidas pelas técnicas de enfermagem e passaram pela consulta com o médico da USF, para atualização dos indicadores do Previne Brasil, e atendimento individualizado.
Os participantes relataram ter considerado a atividade muito importante e sentiram-se satisfeitos com o aprendizado e a troca de experiências.
Os estudantes ficaram surpresos com a quantidade de participantes presentes e relataram ter se sentido felizes e realizados com a atividade. Uma estudante comentou “Gostei do dia de hoje, nosso objetivo foi ensinar as pessoas um pouco sobre a diabetes e hipertensão, mas no final, nós que acabamos aprendendo com eles. Foram muitas histórias contadas e muitas dúvidas que me fizeram refletir.”
Abaixo estão imagens da atividade!
(imagens autorizadas pelos participantes)
*Estudantes: Lorena Carvalho; Sarah Olinda de Lima; Giovana Barreto Lima de Oliveira; Bárbara Leitão; e Guilherme Manara Batista
Usuárias (os) participantes da Roda de Conversa
Por Sérgio Aragaki
Bom demais saber desse trabalho importante que está ocorrendo por aí.
Humanização da saúde tem tudo a ver com acesso à informação de qualidade, com acolhimento e busca de mudança de práticas.
Parabéns!