Durante a graduação de medicina, a psiquiatria é ensinada de uma forma extremamente interessante, cativando o olhar de muitos alunos, mas com um visão muito mais fechada e hospitalocêntrica. Ao chegar ao internato, e o manejo real dos doentes ser colocado em prática, percebe-se o quão ampla deve ser a abordagem desses indivíduos. Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) protagonizam um cuidado mais humano para essas pessoas, preservando a sua liberdade espacial e de expressão, sem deixar de oferecer os cuidados multiprofissionais adequados para cada um, seja mais individualizado ou através de grupos, uma abordagem verdadeiramente voltada à saúde mental como um todo.
A experiência obtida ao frequentar o CAPS Casa Verde, em Maceió, foi muito importante. Isso, porque é um ambiente propício para a desconstrução de estigmas do tratamento manicomial presenciado no hospital da cidade, e a partir de então, passar a ver os usuários a partir de suas personalidades e não por seus acometimentos. Foi um local onde encontramos pintores, escritores, contadores de histórias, e não apenas isso, tivemos a oportunidade ainda, de presenciar a semana da luta antimanicomial, e ver a força que essa luta está ganhando.
Tivemos também a oportunidade de acompanhar uma semana de produção artística dos usuários no Teatro Deodoro, com peças teatrais, rodas de conversa, poesia, artesanato e muito mais. Nos intervalos, pudemos conhecer e conversar ainda melhor com os participantes e organizadores daquele projeto, que realmente ocupou de forma imponente um ambiente tão tradicional e histórico do estado de Alagoas.
Em resumo, fomos capazes de vivenciar um ambiente diferente do qual vimos ao longo do curso de medicina, e que é sim possível que os pacientes tenham autonomia e possam viver com dignidade e, além disso, ver e mudar nossa percepção não apenas pessoal, mas como profissional e como nos portar com cada paciente.
João Xavier e Renato Barbosa, estudantes do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Alagoas.