Evento acontece entre 06 e 09 de novembro na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Para ofertar um ambiente integral e de valorização aos usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove entre os dias 06 e 09 de novembro, a II Semana Estadual de Humanização do SUS. O evento será realizado na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Capital e terá como público-alvo, profissionais da saúde pública, comunidade acadêmica e todos os atores que vivenciam de alguma forma a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Humanização no Tocantins.
Com o tema: ‘Vinte anos da Política Nacional de Humanização: Trilhas e Rumos para o SUS’, o encontro contará com mesas temáticas e oficinas em que serão abordados, os caminhos percorridos nestes 20 anos de Política Nacional de Humanização e serão discutidas propostas para o futuro da Política de Humanização no Estado do Tocantins.
Quem deseja participar, pode realizar a inscrição até o dia 29 de outubro de 2023, pelo link https://forms.gle/f22xJfKavV2KA1pZ7 .
“A Semana Estadual de Humanização é uma forma importante de estarmos visualizando um trabalho de 20 anos dessa política, analisando a forma como foi pensada e vem sendo trabalhada no SUS tocantinense, onde avançamos e o que ainda precisamos alcançar. Este evento é um marco para fazermos um olhar aprofundado sobre as metas que queremos para o futuro”, comentou o assessor de Humanização da SES-TO, Wendy Delgado.
Mostra de histórias humanizadas do SUS
(leia na íntegra no link disponível para a inscrição)
Durante o evento, haverá a Mostra de histórias humanizadas do SUS, um projeto que visa criar memórias do SUS que dá certo e no reconhecimento dos protagonistas desta história, no Tocantins. As experiências selecionadas pelo Edital DRMATS nº01, lançado dia 20 de setembro e irão compor as apresentações da ‘Mostra Estadual de Humanização: mãos que constroem o SUS que dá certo’. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de outubro.
Os vídeos selecionados constituirão parte do acervo da ‘Memória do SUS no Estado’ e deverão ser feitos conforme os eixos temáticos descritos no Edital. O resultado da seleção será divulgado até o dia 27 de outubro.
“Este evento é importante para o compartilhamento de experiências entre trabalhadores, gestores e sociedade que constroem a humanização e o SUS que dá certo no Tocantins, por isso contamos com a participação de todos os trabalhadores e serviços que fazem o SUS acontecer”, acrescentou Wendy Delgado.
Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Promover a comunicação entre estes três grupos pode provocar uma série de debates em direção a mudanças que proporcionem melhor forma de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.
Por Sérgio Aragaki
É uma grande satisfação ter feito parte do início dessa história.
Além de tantas pessoas importantes e instituições (não ouso citar nomes para não esquecer algum) do Tocantins, meu grande destaque e reconhecimento vai para a Coordenadora de Humanização da Região Norte da PNH-MS, Terezinha Francisca Moreira, que instigou e fez o apoio necessário e possível para que tanta coisa boa na defesa do SUS pudesse ocorrer por meio da PNH.
A ela e a esse coletivo potente do Tocantins, PARABÉNS e MUITO GRATO!!!
AbraSUS!!!