Visita Guiada e Curso de Preparação para o Parto no Hospital e Maternidade Dona Regina

10 votos
Criadora do curso a fisioterapeuta Wilma Manduca

Foto de 2018. Wilma Manduca, servidora aposentada e uma das mentoras do curso. Nesta foto está como voluntária e  auxilia a fisioterapeuta Carolina Barrionuevo membro da Equipe Matricial de Humanização.  Ambas estão simulando um parto na banqueta.

Carolina Barrionuevo- fisioterapeuta facilitadora do curso

Carolina Barrionuevo, atual mentora do curso, e nesta foto ministrando para Gestantes e Acompanhantes.

 

O Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) aderiu à Rede Cegonha em 2011 e passou por um processo de organização da rede de atenção materna e infantil, desde então. O programa acima citado incentivou a melhoria do pré-natal, da vinculação da gestante à sua unidade de referência (tanto a unidade de atenção básica como de atenção especializada), implantação das boas práticas na atenção ao parto e nascimento e da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses (BRASIL, 2011; BRASIL, 2007).

O projeto teve como público-alvo gestantes e acompanhantes.
O objetivo inicial era vincular essa mulher ao lugar que ela daria a luz e oferecer conhecimentos dos seus direitos e sobre as boas práticas do parto e nascimento.
Iniciou-se o projeto fazendo contato com todas as unidades do município de Palmas-TO para que convidassem suas gestantes para uma visita guiada no hospital. Teve-se que criar os materiais sobre benefícios do parto natural, leis e direitos, plano de parto que atendesse as demandas do hospital e da mulher, assim como a importância da visita junto com o acompanhante escolhido. As visitas eram agendadas e duravam por volta de 1h e 30 minutos, acontecendo individualmente ou
em grupos com no máximo 10 pessoas. De 2012 a 2016 foram 283 visitas.

Em 2017 os materiais de divulgação estavam testados e adaptados, as unidades de atenção básicas mais vinculadas e as equipe estavam acostumas com as “visitantes”.
Percebeu-se, então a necessidade das gestantes conhecerem mais sobre o parto e nascimento. Montou-se, para gestantes à partir de 34 semanas, um curso de preparação para o parto em que abordasse a evolução do trabalho de parto, sinais do início do trabalho de parto, função do acompanhante e fisiologia do trabalho do parto, parto e pós-parto e ao fim visita guiado no HMDR. De agosto a dezembro de 2017 foram oferecidos 06 cursos e 80 pessoas participantes (entre gestantes e acompanhantes).

O curso sobre o parto e contato prévio da gestante com o hospital possibilitou um conhecimento do serviço e dos procedimentos habituais no pré- parto, parto e pós-parto, favorecendo a procura pelo cuidado em momento oportuno, maior tranqüilidade e confiança no serviço e na equipe, assim como conhecimento dos seus direitos de gestantes e maior empoderamento em seu parto, seja o parto normal ou a cesariana. Notou-se, por fim, que este contato também é importante para o trabalhador, pois facilitou a interação e formação de vínculo.