IdeiaSUS destaca experiências bem-sucedidas de combate à dengue
por Kátia Machado (IdeiaSUS)
Saiba como o Sistema Único de Saúde está agindo em diferentes frentes contra a dengue. São mais de 60 experiências vindas de diferentes municípios brasileiros
O Brasil já ultrapassa 1,2 milhões de casos prováveis de dengue e 278 mortes pela infecção. O atual cenário epidemiológico da doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 5 de março, mostra ainda que são os adultos, entre 20 e 39 anos, os principais infectados, com predominância no público feminino (55,5%). Ao todo, nove estados, entre eles Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá, Distrito Federal e, por último, São Paulo, após registrar mais de 135 mil infecções e 31 óbitos, já decretaram emergência para a dengue. E 192 municípios publicaram decretos devido à alta de casos da doença.
Mobilizada com as ações de combate à doença, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em sua plataforma de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca mais de 60 experiências bem-sucedidas sobre a temática. A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz reúne soluções de combate ao Aedes aegypti que podem ser replicadas em todo o país, como a iniciativa do SUS de Várzea do Poço, na Bahia, que usa o peixe piaba na eliminação de larvas do mosquito em caixas d’água, cisternas e tantos outros depósitos de água. Conhecido como barrigudinho, esse peixe se alimenta das larvas depositadas na água pelo vetor dos vírus. Outra potente experiência de controle do Aedes vem de Agrestina, em Pernambuco. Lá, foram usadas as ovitrampas, ou seja, armadilhas de oviposição que determinam a dispersão vetorial. A tecnologia permite identificar as regiões mais vulneráveis para a proliferação da doença e avaliar as ações de controle do mosquito.
Vindas de diferentes municípios brasileiros, as iniciativas focalizam não somente o controle do vetor, como também a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes, a formação dos agentes comunitários de saúde, a qualificação de profissionais de saúde quanto ao manejo clínico da doença, a comunicação em saúde, a integração entre as vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, o Programa Saúde nas Escolas, o mapeamento de caixas d’água, com o apoio de drones, e muito mais.
O compilado de práticas do SUS de combate ao Aedes aegypti e suas arboviroses faz parte do Especial Dengue da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz abriga atualmente 3.020 práticas do SUS, de diferentes temáticas e regiões brasileiras. Trata-se de um espaço que concentra inovadoras experiências desenvolvidas por unidades e trabalhadores do SUS, vindas de 839 municípios brasileiros, sob a tutela da Fiocruz.
LINK IMPORTANTE:
IdeiaSUS – Especial Dengue: https://ideiasus.fiocruz.br/especial-dengue/
Por patrinutri
Com certeza as experiências bem sucedidads tem que ganhar visibilidade para que sejam dispositivos de ativação da qualidade no SUS. E estas trocas são fundamentais para fortalecimento do SUS!
AbraSUS! Patrícia