PRONTUÁRIO AFETIVO É IMPLANTADO NO HRPA279
O prontuário afetivo é um documento desenvolvido como forma de humanizar o atendimento de pacientes internados, fazendo com que os pacientes sejam vistos por um novo olhar pela equipe, criando uma aproximação maior entre eles e servindo de apoio para um acolhimento mais humanizado.
Visando favorecer uma relação de respeito, união e afeição, além de criar um vinculo de confiança também com a família, tornando o atendimento menos impessoal, mais personalizado e valorizando a subjetividade e a individualidade do paciente, é que o HRPA279 instituiu o Projeto Prontuário Afetivo.
O Hospital Regional da PA279, é uma unidade de saúde de média e alta complexidade que atende pacientes do município de Ourilândia do Norte e de mais 14 municípios da Região de Integração do Araguaia. E uma unidade de saúde com referencia em atendimento ambulatorial e hospitalar em diversas especialidades, com capacidade de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva. Por este motivo, a instituição está sendo realizada de maneira gradativa.
O primeiro setor a ser contemplado com o Projeto foi o Centro de Hemodiálise. A Dialise foi inaugurada a pouco mais de 40 dias, e ao ensejo das comemorações ao Dia Mundial do Rim, a Comissão de Humanização fez a implantação do Projeto com o apoio da equipe Multidisciplinar do setor de Hemodiálise.
A Presidente da Comissão de Humanização a Pedagoga Leidyany Santos, reforça que o Prontuário Afetivo tem como objetivo principal, promover uma maior proximidade entre os pacientes e a equipe assistencial, tendo como base a valorização da individualidade do paciente, reforçando assim atendimento humanizado dentro do HRPA279.
“O propósito desta iniciativa é que os pacientes sejam lembrados por toda equipe pelas coisas que costumam lhes deixar felizes e que recebam um tratamento mais humanizado”. Acrescenta.
De acordo com as diretrizes da Politica Nacional de Humanização, a humanização deve ser abrangente e deve atingir todos os setores do hospital. O acolhimento é um modo de operar os processos de tralho sem saúde assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas adequadas aos usuários.
“O Prontuário Afetivo é uma ferramenta que nos ajudará a realçar a subjetividade do paciente, tirando-o do local de objeto de estudo ou simplesmente da doença que ele tem.” Explica a Psicóloga Amanda Xavier, membro da equipe Multidisciplinar do Centro de Hemodiálise do HRPA279.
“Enquanto as perguntas eram feitas para o preenchimento, já conseguimos perceber a alegria e emoção de cada paciente. Alguns comentaram que estavam se sentindo muito especiais porque estávamos interessados em suas preferencias pessoais”. Afirma Juliette Noronha, Assistente Social.