1º Grupo de Gestão Autônoma da Medicação de Alagoas

10 votos

          No dia 3 de abril de 2024, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM) do estado de Alagoas, na Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no bairro do Eustáquio Gomes, em Maceió. Sob a moderação de um dos docentes da faculdade de medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e com a colaboração de estudantes de graduação dos cursos de medicina, psicologia e serviço social, além de usuários e profissionais de saúde da UBS e do CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, tal encontro marcou o início de uma jornada promissora em prol da saúde e bem-estar da comunidade.

          Durante a reunião, foram conduzidas dinâmicas de apresentação, com o intuito de consolidar o vínculo entre os participantes e proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, fomentando a troca de experiências e a construção de relações interpessoais. Posteriormente, os usuários da UBS foram apresentados ao Guia de Gestão Autônoma da Medicação adaptado para a realidade brasileira, que será a base para as discussões subsequentes. Este guia é uma ferramenta de grande impacto na promoção da autonomia dos usuários de saúde mental, especialmente no que diz respeito ao manejo da medicação, pois propicia a criação de espaços de diálogo entre usuários, familiares, profissionais de saúde e gestores, gerando consequências clínico-ético-políticas que reforçam o direito à cidadania, fomentam a colaboração na gestão dos tratamentos e celebram as particularidades individuais.

                         

          Além disso, durante a reunião, discutiu-se sobre o propósito do grupo e do guia GAM, bem como os resultados esperados. Ressaltou-se sua importância como ferramenta para capacitar os usuários a tomarem decisões informadas, promovendo a autonomia e cogestão no manejo de medicamentos psiquiátricos. Também foram abordados temas relevantes, como a importância da reforma psiquiátrica e o papel dos CAPS na oferta de um tratamento mais humanizado e comunitário.

                         

          Aguardamos as próximas reuniões, reconhecendo-as como oportunidades valiosas para ampliar nossa contribuição à autonomia dos usuários e enxergamos esta jornada de colaboração e aprendizado como um pilar fundamental para a consolidação dos vínculos comunitários e para a promoção da saúde e bem-estar de todos os envolvidos.

 

*Ressaltamos que todas as pessoas cujas imagens foram divulgadas nesta publicação consentiram voluntariamente para a divulgação destas.

Referência:

CAMPOS, Rosana; DE LIMA PALOMBINI, Analice; PASSOS, Eduardo; et al. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/guia_gam_para_dowload_com_correcoes.pdf>.