Hospital Regional do Tapajós celebra o ‘Dia Nacional do Livro Infantil’ com fantoches, Itaituba – PÁ
Programação especial encanta crianças internadas, acompanhantes e colaboradores, trazendo alegria nos corredores do hospital.
No Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, o Dia Nacional do Livro Infantil foi celebrado de uma maneira única e encantadora. A tarde da última quinta-feira (18) tornou-se incrivelmente divertida com uma fonte de inspiração inesperada: a visita da pequena Ana Sofia dos Santos Costa, uma fã da personagem Emília, do saudoso “Sítio do Pica Pau Amarelo” de Monteiro Lobato. Ana Sofia, caracterizada como a personagem, expressou seu desejo genuíno de espalhar felicidade entre as crianças internadas na unidade enquanto esperava sua mãe, que estava sendo submetida a um exame. “Eu queria vir vestida de Emília, para deixar as crianças mais felizes”, revelou a pequena.
Para Edilane dos Santos Lima, mãe de Ana Sofia, a decisão de atender ao pedido da filha foi natural e significativa. “Desde que inaugurou, sou usuária deste hospital acompanhando minha avó, que é portadora de uma doença renal crônica. Hoje, vim fazer um exame e ela me pediu para vir assim. Eu não tive como negar, ela só quis fazer o bem e ainda bem que fez a alegria de muitos”, compartilhou emocionada. Essa simples, porém, poderosa, demonstração de empatia e bondade inspirou a tarde de trabalho de muitos colaboradores.
Programação alusiva
Além da visita especial de Luciana e Adriana, a programação do Dia Nacional do Livro Infantil no Hospital Regional do Tapajós, elaborada pela Comissão de Humanização, contou com a participação animada de voluntários dedicados. Com seus fantoches e histórias cativantes, esses personagens contribuíram para tornar o dia ainda mais mágico.
Os voluntários, do “Projeto tempo de ser criança” emocionados com a receptividade das crianças e dos colaboradores, viram o ambiente se transformar completamente pelos corredores do hospital. Eles compartilharam sua gratidão por fazerem parte de uma experiência tão significativa.
” Contemplar o sorriso no rosto dessas crianças é algo que enche nossos corações de alegria e nos faz refletir sobre o verdadeiro poder da empatia e da generosidade. Realizamos esse trabalho em escolas e diversos outros locais, priorizando levar a mensagem de amor e compaixão. É uma verdadeira honra estar, pela primeira vez, no HRT”, compartilhou Daniel Pereira, um dos dedicados voluntários.
O Dia Nacional do Livro Infantil no Hospital Regional do Tapajós foi mais do que uma celebração literária; foi um lembrete tocante do poder transformador do amor, da compaixão e da solidariedade. Em meio aos desafios da jornada hospitalar, a magia dos contos de fadas e o calor humano trouxeram esperança e um sorriso aos rostos de quem mais precisa.
Rafael Meskau, diretor geral do hospital, expressou sua gratidão pela iniciativa da equipe de humanização, que trouxe luz aos corações daqueles que precisavam de um momento de alegria.
“Essa é a essência do cuidado humanizado. Quando nossos pacientes e suas famílias se unem para receber amor e esperança, de uma ação como essa, todo o ambiente se transforma”, afirmou Meskau.
Por Ascom (Ascom)
Por Emilia Alves de Sousa
Excelente iniciativa de fortalecimento de humanização no cuidado em saúde!
Parabéns aos envolvidos nesse importante trabalho!