Sou Alexia L. Roma Santos, estudante do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas e vim relatar sobre minha exeperiencia de estagio no CAPSi, em Maceió. Foi uma experiência profundamente enriquecedora e transformadora em que tive a oportunidade de mergulhar em um ambiente de cuidado e respeito à saúde e bem-estar de crianças e adolescentes.
As atividades no CAPSi eram diversas, aprendi a a me desenvolver como ser humano e profissional. Muitas das atividades foram novas para mim, sendo incluidas oficinas de teatro, fotografia, sessões de terapia ocupacional, visitas domiciliares, entre outros, todas projetadas para saúde, estimular a expressão criativa, desenvolver habilidades práticas e promover a autonomia dos jovens. Gostaria de destacar a festa de São João, que engajou todos os envolvidos e deu protagonismo a cada pessoa em seu devido momento. Percebi uma confiança mútua entre profissionais e usuários, que só pode ser construída através dessas interações, demonstrando verdadeiramente que todos ali se importam.
Gostaria de parabenizar o trabalho em equipe e interdisciplinar da equipe, composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais que refletia uma abordagem humanizada essencial para o bem-estar dos pacientes.
O acolhimento caloroso da equipe, com os usuários e com os internos, foi notável, vendo-se um resultado claro no atendimento de alta qualidade, atendendo as demandas de Maceió
Além das atividades com os pacientes, o estágio proporcionou um profundo aprendizado sobre a importância do suporte familiar, da gestão participativa e da luta antimanicomial, promovendo um modelo de atendimento que valoriza a inclusão social e o cuidado em liberdade, ou seja, torna o sujeito digno.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá, Alexia,
Gostei muito da sua postagem sobre as vivências práticas no CAPSi. Você destacou duas questões essenciais nas práticas de saúde: o acolhimento e o trabalho em equipe interdisciplinar. Essa abordagem, focada na integralidade do atendimento, contribui para um cuidado mais amplo e resolutivo.
AbraSUS