Abelardo Santos realiza imersão sobre saúde indígena e reforça interculturalidade na assistência

8 votos

Nesta terça-feira (27), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, realiza o 2º Circuito de Palestras de Saúde Indígena aos colaboradores. A capacitação visa promover a valorização da cultura e dos conhecimentos tradicionais indígenas, ampliando assim o diálogo sobre a interculturalidade, o que é fundamental para um atendimento em saúde mais humanizado e respeitoso.

O HRAS é referência na linha de cuidado aos povos indígenas e é pioneiro na Amazônia na assinatura do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI), do Ministério da Saúde (MS). Até julho de 2024, foram 232 atendimentos a esse público, a maioria das etnias Tembé, Assurini, Amanayé e Munduruku. Em 2023 foram 138, totalizando 370 em menos de dois anos.

A imersão foi conduzida 100% por profissionais de saúde de origem indígena, garantindo uma abordagem mais autêntica e sensível às necessidades específicas dos pacientes. “O hospital vem se estruturando na ambiência e na capacitação, e isso é muito bom. É preciso conhecer esses povos, suas crenças, modo de vida e socialização para, aí sim, poder cuidar”, destacou a médica Eliniete Baniwa.

Entre os assuntos que serão abordados ao longo do dia estão: atuação profissional no contexto intercultural da saúde indígena; doenças prevalentes na infância e a importância da interculturalidade no atendimento nas redes de atenção à saúde; desafios na comunicação e no cuidado ao paciente indígena; dentre outros temas.