Hospital Abelardo Santos fortalece ações de qualidade e segurança do paciente
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança dos pacientes ao iniciar uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. As ações visam mobilizar profissionais de saúde, mas principalmente os pacientes, para saberem quais são seus direitos durante o período de internação.
Pelo menos uma vez por mês, a autônoma Liliane Almeida, 35 anos, paciente renal crônica, precisa vir ao Regional Abelardo Santos para consultas de rotina. “Moro no município de Marapanim [Nordeste do Pará], e mesmo à distância, tenho o contato com os profissionais por telefone que, quando preciso, me dão suporte para que eu não tenha complicações em casa. Isso também é segurança ao paciente”.
Neste ano, as iniciativas estão sendo realizadas com base no tema “Quem Promove Saúde, Faz Atendimento Seguro”. Os profissionais que atuam na área assistencial foram convidados para participar de uma simulação realística, utilizando um boneco, para que possíveis problemas fossem resolvidos e garantir a qualidade e segurança dos pacientes atendidos no Hospital Abelardo Santos.
As ações estão focadas nas metas internacionais de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia e/ou parto em local da operação, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos; e Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.