Na última terça-feira (26), o acadêmico do 9⁰ termo do curso de medicina, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Estevão Pinheiro Salomão, recebeu a medalha Vereador Kiochi Tatizawa, em Álvares Machado (SP), por uma pesquisa que aborda o grau de conhecimento da população em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Tal estudo intitulado “O grau de conhecimento da população em relação a atenção primária no SUS” foi desenvolvido em Presidente Prudente, pelos pesquisadores Estevão Pinheiro Salomão, Eduardo Cassaro e professora, doutora Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira.
A pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de entendimento da população frente informações básicas da atenção primária, como formas de acesso, diferença entre graus de complexidade e serviços oferecidos.
Conforme o grupo, foi por meio dele que conseguiram avaliar a compreensão da população frente as dinâmicas assistências do SUS, sobretudo ao que diz respeito as formas de acesso, o conhecimento sobre os serviços ofertados e a importância desta informação para a garantia plena do assistencialismo à saúde pública.
Segundo Estevão, é por meio de trabalhos como este, que torna-se possível instituir mecanismos voltados a educação em saúde, afim de favorecer o protagonismo do SUS quanto prevenção, acesso, diminuição de morbimortalidade, de superlotações e, especialmente, a garantia da saúde de forma global.
Ainda conforme o aluno, o processo de saúde x doença não começa e nem acaba numa unidade de saúde, mas sim por meio de políticas públicas, ações educacionais e espaço como este para debates sobre um tema tão fundamental à vida de cada um de nós: a saúde pública.
A homenagem foi idealizada e de responsabilidade do vereador João Sanchez, e a ocasião contou com todos os vereadores do município, além de familiares e amigos do homenageado.
“Recebo esta homenagem em nome dos sonhos possíveis, da saúde pública, de cada cidadão em seu pleno direito do acesso e do conhecimento sobre os mecanismos de saúde”, finaliza, Estevão.