Mais de 580 bebês vacinados no primeiro mês da Sala de Vacinação do ‘Abelardo Santos’
Com pouco mais de um mês em funcionamento, a Sala de Vacinação do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, já vacinou 583 recém-nascidos com as vacinas BCG e contra Hepatite B. O espaço foi entregue no dia 17 de outubro deste ano. Um novo serviço que reforça o compromisso do Governo do Pará com a saúde infantil e garante proteção desde os primeiros dias de vida.
A equipe do ‘Abelardo Santos’ destaca que a vacina BCG previne formas graves de tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. Por outro lado, a vacina contra a Hepatite B protege contra a infecção pelo vírus da hepatite B e é administrada em três doses: a primeira ao nascer (disponível no HRAS), a segunda até completar 1 ano e a terceira entre 1 e 6 anos (as duas últimas disponível nas Unidades Básicas de Saúde).
Simone dos Santos, mãe do pequeno Bryan, compartilhou o alívio após a imunização do filho. “Agora podemos voltar para casa com mais tranquilidade em vários sentidos: primeiro, por saber que ele está protegido e com a saúde em segurança; segundo, por não precisar procurar essas vacinas em nosso município. Isso nos permite dedicar mais tempo para cuidar dele”, afirmou a autônoma.
O choro da Skyler, filha do professor Willian Araújo, durante a vacinação deixou o pai comovido. “Calma, minha filha… é para o seu bem”, disse ele. Willian destacou que, embora seja difícil, essa é uma dor necessária. “Sentimos a dor com ela, mas, se for para o bem, não tem problema. Confortamos para que ela sinta menos a dor da agulhada. Parabéns ao Hospital Abelardo Santos pelo serviço”, agradeceu.
Como referência em atendimento neonatal, nos últimos 12 meses o Hospital Abelardo Santos realizou 5.187 partos, dos quais 2.428 normais e 2.759 cesáreas.