📌 🗓️ Já marca na agenda: na próxima terça (10), às 16h30, no YouTube, 3ª Roda Virtual de Debate sobre Controle e Participação Social no SUS, promovida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz em parceria com o CNS.
🔗 https://youtube.com/live/r4-PGG1qNr0?feature=share
✊🏽 Sob o tema Direito humano à saúde, participação social e diversidade, o encontro celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Evoca, também, a campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres, realizada em cerca de 150 países, incluindo o Brasil, entre os dias 25/11 e 10/12.
Três potentes experiências serão destaques deste debate:
✅ Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP), com sua experiência de produção da radionovela Posithivas na Prevenção, que nasce do propósito de se encontrar soluções inovadoras para acessar públicos em situação de vulnerabilidade ou risco social. O movimento é formado por mulheres vivendo com HIV/aids e pessoas que convivem com a epidemia. Quem apresenta é a ativista Renata Souza.
✅ Rede Jovem Rio+, movimento que atua na inclusão social, na promoção do fortalecimento biopsicossocial e no protagonismo de adolescentes e jovens vivendo e convivendo com HIV/aids do Rio de Janeiro. Quem apresenta é o ativista e coordenador da rede, Felipe Pinheiro.
✅ Movimento Nacional da População em Situação de Rua ((MNPR) e a luta por políticas públicas das pessoas em situação de rua e pela inclusão social. O MNPR está presente em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal e em vários conselhos e comitês nacionais, servindo de referência para estudos e políticas públicas para a população em situação de rua. Quem fala sobre o MNPR é sua coordenadora nacional, Rosângela Nascimento.
🗣️ Participa, também, Eneias da Rosa, secretário-executivo da Articulação para o Monitoramentos dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH), que refletirá sobre as três experiências no contexto dos direitos humanos à saúde.
Texto: Kátia Machado (IdeiaSUS)