‘“Transver o mundo”: olhares diversos para o Dia Nacional da Visibilidade Trans’ é o tema do último seminário on-line do Centro de Estudos do Icict em 2024. Estarão presentes a palestrante Tatiana Clébicar Leite, da Universidade dos Açores (Portugal) e a debatedora Kátia Lerner, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS).
Abaixo, mais informações sobre os participantes e o seminário.
Resumo: Em 2024, o Brasil celebrou duas décadas do Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data, instituída por uma ação no Congresso Nacional promovida por um grupo de travestis em parceria com o Ministério da Saúde, contribuiu para a construção de diferentes regimes de visibilidade relacionados à questão trans, que tensiona os debates políticos contemporâneos e abarca identidades de gênero não contempladas pelo binarismo homem/mulher, como transgêneros, transexuais, mulheres trans, homens trans, travestis e pessoas não-binárias. Nesta apresentação, estarão em foco alguns aspectos que marcaram esses 20 anos e que foram discutidos na tese de doutorado “Transver o mundo”, desenvolvida no PPGICS/Icict/Fiocruz.
Tomando visibilidade como categoria teórico-metodológica, analítica e social, buscamos entender a sua relação com a construção social dos sentidos, assumindo que diferentes atores, em diferentes instâncias, concorrem nessa produção que se altera segundo múltiplos contextos. Para tanto, o olhar se voltou para modos diversos de ver o mesmo objeto: campanhas promovidas pelo Governo Federal; notícias publicadas por dois jornais de referência e relatos de nove pessoas trans que participaram dessas produções. Procuramos caracterizar e qualificar a produção discursiva sobre as pessoas trans em espaços hegemônicos de visibilidade, observando com especial atenção as formas de nomeação, os corpos, as demandas e os afetos. Também discutimos como as pessoas trans se veem e veem o olhar sobre si e como realizam práticas comunicativas para manter ou alterar a visibilidade construída. Debatemos ainda os desafios, os limites e as contribuições de uma mulher cis na produção de conhecimento científico em interlocução com pessoas trans.
Entre outros pontos, observamos que as formas de visibilidade trans construídas desde 2004 são ainda insuficientes para um gozo pleno de cidadania por parte das populações gênero-dissidentes. Houve um deslocamento da estigmatização para uma certa fetichização dessas experiências e corpos. Apesar de ainda haver demandas e necessidades a serem atendidas, instituir um dia para celebrar sua visibilidade contribuiu para humanizar vivências que já não podem mais ser vistas como abjetas.
Palestrante: Tatiana Clébicar Leite – Universidade dos Açores/Portugal
Minibiografia: Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio. Com a tese “‘Transver o mundo’: o Dia Nacional da Visibilidade Trans pela ótica de pessoas, campanhas e notícias”, recebeu o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses na área de Ciências Humanas e Sociais, menção honrosa no Prêmio Compós Eduardo Peñuela e o terceiro lugar no Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação. Como jornalista, dedicou-se especialmente à cobertura de saúde. Atualmente, é professora auxiliar convidada da Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas da Universidade dos Açores, Portugal. Também integra o grupo de pesquisa Diversidade Sexual, Cidadania e Religião, da PUC-Rio, e o projeto “Covid-19 nas mídias: em quem confiar? Narrativas, atores e polêmicas sobre a pandemia”, da Fiocruz.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0606725347410043
Debatedora: Kátia Lerner – Icict/Fiocruz
Minibiografia: Pós-doutora em Comunicação, possui graduação em sociologia; mestrado em Comunicação e doutorado em Sociologia e Antropologia. É pesquisadora e chefe adjunta do Laboratório de Comunicação e Saúde e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ambos do Icict/Fiocruz. Vice-líder do GP de pesquisa do CNPq Comunicação e Saúde, Coordena o GT Comunicação e Sociabilidade da Compós e é Bolsista de Produtividade Nível 2/CNPq e Cientista do Nosso Estado/Faperj. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Saúde e Antropologia da Saúde, com interesses nos seguintes temas: gênero, saúde e sexualidade; mídia, memória e narrativas de doenças e situações-limite.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8937282569124590
Serviço
Evento: Centro de Estudos do Icict
Tema: ‘“Transver o mundo”: olhares diversos para o Dia Nacional da Visibilidade Trans’
Palestrante: Tatiana Clébicar Leite – Universidade dos Açores/Portugal
Debatedora: Kátia Lerner – pesquisadora do Laboratório de Comunicação em Saúde (Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGIC)/Icict/Fiocruz
Dia: 13/12/2024 – Sexta-feira | Horário: 14h
Transmissão: https://bit.ly/centrodeestudos-dez13
Obs.: Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrições ou emissão de certificados.
Arte: Beatriz Souza (Eventos/Ascom/Icict)