Abelardo Santos alcança avanço inédito e recebe certificação nacional de qualidade
Após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, conquistou, nesta quinta-feira (9), a certificação Acreditado – ONA1. O selo, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é um dos mais importantes no Brasil e atesta a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.
A certificação confirma que o Hospital Abelardo Santos cumpre com os critérios fundamentais de segurança, garantindo que os processos adotados reduzam riscos e previnem danos aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Exemplos disso são os protocolos estabelecidos para a prevenção de infecções hospitalares, gestão de riscos e qualificação contínua das equipes.
“Este é um feito alcançado graças ao esforço conjunto e à dedicação de dezenas de gestores e centenas de colaboradores, que se empenham todos os dias em proporcionar o melhor aos nossos usuários. Tenho muito orgulho de todos, pois sabemos que para chegar até aqui é preciso um trabalho árduo e constante para oferecer serviços de excelência”, declarou a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.
Fundado em 2019, o HRAS agrega diversos atendimentos, que vão desde a maternidade porta-aberta 24 horas até as cirurgias complexas. Devido a sua capacidade, ao longo dos anos garante atendimento a pacientes oriundos das mais diferentes regiões do Pará, sobretudo da Região Metropolitana de Belém e da Ilha do Marajó. Além disso, é referência no atendimento a pacientes indígenas.
Os resultados da auditoria são acompanhados pela taxa de satisfação, que está acima de 90% entre os usuários, atingindo a média de 93% nos últimos meses. O tratamento humanizado, a alta médica segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).