O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) iniciaram, na manhã desta terça-feira (8), campanha voluntária de doação de sangue, a primeira ação de educação em saúde de 2025. A segunda campanha ocorrerá em outubro. A ação é realizada no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, e prosseguiu até quarta-feira (9), das 9h às 16h.
Em dois dias, a iniciativa espera receber até 200 bolsas de sangue, que podem beneficiar 800 pacientes cadastrados nas redes de saúde pública e particular do Pará. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas que esperam por transfusão.
A Fundação Hemopa, por intermédio de campanhas externas com a temática ” Doe sangue e espalhe amor”, conta com a parceria de instituições públicas e particulares, com a finalidade de contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual.
Para Vanessa Pimentel, assistente social do Hemopa, a parceria faz parte de um calendário anual de campanhas, no qual está inserido o HRAS com o Projeto “Captação Hospitalar”, que fomenta a cultura da doação entre profissionais e acompanhantes de pacientes internados.
A diretora-geral, Ednise Amaral, agradece aos voluntários e “pelo empenho dos organizadores desta mobilização de solidariedade e responsabilidade social. Sabemos da importância deste ato, que é nobre, principalmente de uma unidade de saúde que possui uma Agência Transfusional, e diariamente precisa de bolsas de sangue para pacientes internados”.
Contribuindo para os estoques de sangue do Hemopa há mais de 10 anos, a enfermeira do HRAS, Débora Alencar, foi uma das primeiras doadoras no primeiro dia de doação.
“A doação de sangue é importante porque ajuda as pessoas e, futuramente, eu também posso precisar. Meu sangue é O negativo. Sou doadora universal. Isso se torna mais importante para o estoque. O que me incentivou a doar é ajudar o próximo, porque sabe-se que muitas pessoas precisam para cirurgias eletivas ou até mesmo em urgência e, às vezes, o estoque está baixo. Por isso, é importante essa campanha no nosso Hospital para incentivar”, disse a profissional.
